Coleta de lixo doméstico: População deve reinvindicar

 

Hoje, em nossa cidade não há coleta de esgoto doméstico. O tratamento da água que vai para os rios depende do tratamento unitário, da implantação de fossas e filtros por parte dos construtores do imóvel. Diego Furtado, engenheiro ambiental e superintendente da Fundema, conta que, além de serem poucas as casas que têm o sistema, muitas não fazem a manutenção e a limpeza periódica do equipamento, deixando-os ineficientes.

 

O superintendente explica que é um projeto da administração para implantar uma rede municipal de tratamento, mas devido aos altos custos do projeto, a captação de recursos se torna um processo complicado e demorado. As obras também serão de difícil realização, pela tubulação ser subterrânea, toda a cidade teria que ser escavada, gerando todo tipo de transtornos.

 

A poluição gera problemas para a fauna, dificultando a procriação de espécies que precisam de um ambiente limpo, e também para nós cidadãos. Os resíduos dificultam a captação de água e podem levar à contaminação de seu consumidor, além de trazer mau cheiro e margens deterioradas. Esta é uma causa que não pode deixar de ser reivindicada pelos moradores de nossa cidade, Brusque precisa de saneamento básico.

 

 

Por Maria Zucco

Comentários