Cerimônia comemora 183 anos da PMSC

Ato solene aconteceu nesta terça-feira (8)


A Polícia Militar de Brusque realizou, durante a tarde desta terça-feira (8), uma cerimônia de aniversário alusiva aos 183 anos da corporação no estado de Santa Catarina. O evento também marcou os nove anos de instalação do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) no município, já que até 2009 a unidade possuía a condição de guarnição especial.

Segundo o tenente coronel PM Otávio Manoel Ferreira Filho, recentemente empossado como comandante do 18º BPM, apesar de possuir status de excelência, principalmente na microrregião de Brusque, a Polícia Militar, atualmente, acaba sendo penalizada por isso, sofrendo com uma constante queda no seu efetivo humano com o passar dos anos.

“Ainda temos um contingente carente para a nossa real necessidade. Hoje, são os índices criminais que determinam nossa realidade. Proporcionalmente falando, nosso efetivo está abaixo dos demais batalhões catarinenses. O principal motivo são os índices criminais, que aqui estão sob controle. Podemos até dizer que são índices de primeiro mundo”, ressalta o oficial.

Publicidade

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, segue a mesma linha. Conforme o chefe do Executivo municipal, o município de Brusque continua a manter um crescimento populacional exponencial, motivo pela qual as forças de segurança precisam acompanhar este movimento, a fim de não deixar o município desguarnecido.

“Esperamos que os superiores do tenente coronel Otávio se sensibilizem, para que mais soldados possam chegar à nossa região. Brusque é praticamente a capital de uma microrregião. Seria bom que conseguíssemos aumentar esse efetivo, para a segurança aumentar no mesmo nível que a população”, frisou.

O ato solene realizado durante a tarde desta segunda também foi marcada pela emoção. Além das homenagens direcionadas aos policiais que se destacarem nas mais diversas ocorrências policiais em Brusque e região, também houve a promoção post mortem do policial Everaldo Soares de Campos. Morto em uma emboscada em Guabiruba no ano de 2017, o militar foi promovido simbolicamente a terceiro sargento PM.

O coronel PM Carlos Alberto Fritz Bueno, comandante da 7ª região Policial Militar (7ª RPM) – ao qual o 18º BPM está incluso, compareceu à cerimônia. Conforme o oficial, a legislação atual é um dos grandes desafios da instituição policial para os próximos anos.

“Ela favorece muito o criminoso, em detrimento da ação policial. Temos que buscar diante das autoridades políticas as mudanças necessárias para que tornem as leis mais pesadas tanto para o maior criminoso, tanto para o menor criminoso”, finaliza.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.