Cenas de selvageria, ignorância e falta de respeito, diz comandante da PM sobre briga da final da Libertadores em Brusque

Foto: Hamilton Junior

A polícia militar de Brusque precisou deslocar todas as viaturas de plantão para conter uma confusão após a partida da final da libertadores entre Flamengo e Palmeiras no último sábado (27).

As cenas repercutiram as redes sociais e e envolveram um grande número de pessoas, sendo necessário o uso de granadas de gás de pimenta pela Polícia Militar.

Segundo a PM, tiveram provocações, acidente de trânsito, veículo depredado e briga generalizada.

Nesta segunda-feira (27) o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Otávio Manoel Ferreira Filho avaliou a situação e lamentou as atitudes dos envolvidos.

“Infelizmente após o término do jogo da final da libertadores entre Flamengo e Palmeiras, na esquina da Rua Felipe Schmidt e da Rua Centenário, Brusque se deparou novamente com cenas de selvageria, ignorância, falta de respeito e falta de amor próprio entre as pessoas que estavam ou passavam.” diz o Tenetente-Coronel.

Na ocasião, todas as viaturas da PM foram acionadas para o local, após um carro com um torcedor do Palmeiras passar pela rua em que flamenguistas viam o jogo fazendo provocações, e atingido veículos estacionados, momento que o carro foi cercado e depredado pelas pessoas que estavam no local.

O Tenente- Coronel afirma que a Polícia Militar não foi respeitada, “Ao ponto da PM usar granadas e gás de pimenta para conter os excessos e abusos, pois pessoas estavam arremessando garrafas, latas e fazendo xingamentos contra os policiais militares. É sabido que os presentes estavam possivelmente sobre efeito de álcool. ”

“As pessoas precisam diminuir seu fanatismo, seja pelo time de futebol ou qualquer outro motivo {…} Pessoas com amor próprio e que sabem respeitas seus semelhantes jamais tomariam essas atitudes. É lamentável, Brusque tem um povo ordeiro e trabalhador e por causa de meia dúzia de pessoas que não sabem controlar seu fanatismo vimos essas cenas degradantes e de selvageria, essas cenas que foram gravadas só servem para denegrirem a imagem da cidade. Esperamos que as pessoas evoluam, repensem suas posturas pois, se não, as consequências só irão se agravar”

Nota sobre o evento

A diretoria do Bar FlaBrusque, local onde os torcedores se reuniam para ver o jogo emitiu uma nota nas redes sociais sobre os fatos que ocorreram em frente ao estabelecimento.

Confira a nota completa:


A Fla Brusque existe desde 2009 e nesse período, além das reuniões normais para assistir e torcer nos jogos do Flamengo, organizou diversos eventos e todos, sem exceção, sempre transcorreram num clima seguro, de cordialidade e respeito, inclusive com a presença constante de muitas famílias.


No que se refere aos fatos específicos ocorridos no sábado último, dia 27, torna-se fundamental estabelecer que o evento ocorreu integralmente dentro da sede da Fla Brusque, onde se montou uma estrutura com total conforto e cuidados de proteção aos presentes, inclusive com a contratação de segurança privada, para bem atender aos rubro-negros que para lá foram com o objetivo de assistir à final da Copa Libertadores da América. Cumpre ressaltar igualmente, que conforme é rotineiro nos eventos realizados na Fla Brusque, nenhuma anormalidade foi verificada nos limites da sua sede durante o transcorrer do dia, inclusive após o jogo.


As cenas divulgadas ocorreram todas elas na via pública, onde obviamente a Fla Brusque não tem qualquer controle ou responsabilidade.

A Fla Brusque lamenta e repudia qualquer ação de descontrole e violência e sempre atuou no sentido de promover o congraçamento de todos os rubro-negros e prega o bom relacionamento com os adeptos de outras agremiações, sem ressalva alguma.

A Fla Brusque acredita ser importante deixar bem estabelecidos esses fatos e convida todos os rubro-negros a comparecerem na sua sede para torcer juntos nas partidas do Flamengo, bem como nas confraternizações por ela organizadas.


Diretoria da Fla Brusque

Comentários