Campanha da Acibr incentiva uso do Boletim de Ocorrência On-line


Campanha da Associação Empresarial de Brusque, visa divulgar o serviço para a comunidade brusquense e garantir uma estatística mais completa em torno da Segurança Pública.
A Delegacia Eletrônica é um serviço prestado pela Polícia Civil de Santa Catarina, disponibilizado aos cidadãos por meio de uma página na internet, 24 horas por dia, o que possibilita fazer o registro de ocorrências, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. Mas apesar da facilidade em acessar o serviço, a quantidade de pessoas que o utiliza ainda é baixa. E com o objetivo de incentivar o seu uso, a Associação Empresarial de Brusque – Acibr, iniciou uma campanha de divulgação do Boletim On-line.
De acordo com o presidente da entidade, Halisson Habitzreuter, o número de ocorrências cadastradas, nem sempre reflete a realidade, já que muitas pessoas deixam de registrar o BO. “Essa campanha em prol do uso do Boletim On-line, além de buscar a conscientização da população, visa garantir que tenhamos dados cada vez mais próximos da realidade, pois sempre que vamos pleitear melhorias na área de Segurança Pública, somos confrontados com as estatísticas. E como ainda é grande o número de cidadãos que deixa de fazer o BO por ser trabalhoso se deslocar até a Delegacia, ou por não acreditar que seu problema vai ser solucionado, cabe a nós, enquanto entidade, buscar facilitar esse processo e destacar a seriedade das Polícias Civil e Militar, que são instituições sérias e que trabalham para o bem-estar da sociedade”, salienta Halisson.
Paralelo a divulgação do serviço em suas mídias sociais e anúncios institucionais nos meios de comunicação, a Acibr disponibiliza o acesso para a página da Delegacia Eletrônica em seu site. “Queremos dar ênfase a facilidade que é fazer o BO sem sair de casa, por meio do site da Associação Empresarial ou da Polícia Civil. Mas, vale observar, que a campanha não é só no sentido de incentivar o uso do Boletim On-line. Também precisamos conscientizar a comunidade, da importância de registrar todas as ocorrências, seja à distância ou de forma física. As pessoas precisam ter o hábito de fazer o BO, mesmo em casos considerados simples, para que tenhamos números que representam a real situação de nossa cidade”, completa o presidente da Acibr.
 Parceria
A iniciativa da Associação Empresarial em promover a campanha, é elogiada pelo delegado regional de Polícia Civil em Brusque, Fernando De Faveri. “Sabemos que a Delegacia de Polícia é um órgão com alta movimentação e por meio do Boletim On-line, as pessoas podem fazer o registro em suas casas, pelo computador ou celular. Desde perda de documento, furto de celular, roubo em comércio, a acidente de trânsito, todos os boletins de ocorrências de crimes patrimoniais e outros que estão elencados no site da Polícia Civil, no ícone Delegacia Eletrônica, podem ser feitos à distância. A pessoa recebe um número de protocolo que é submetido a homologação de um policial, e em seguida, esse boletim pode ser impresso. Acreditamos que essa facilidade, motive as pessoas a registrarem mais ocorrências, fazendo com que a estatística seja melhor alimentada, e ao final dos balanços mensais de crimes, vamos ter um reflexo real do que está ocorrendo. Diante desse quadro, essa proposta da Acibr, para divulgar e incentivar o registro das ocorrências, vem contribuir significativamente. É uma parceria importante para nós”, considera o delegado.
O comandante da Polícia Militar de Brusque, Moacir Gomes Ribeiro, enaltece a necessidade de utilizar a tecnologia como aliada e avalia o serviço como essencial. “A Polícia Militar também já vem usando a tecnologia embarcada nas viaturas como ferramenta de trabalho diário. Hoje, conseguimos fazer tudo dentro das viaturas, sem precisar ficar preenchendo formulários e sem a necessidade de as pessoas atendidas pelo policial numa ocorrência, terem que se deslocar até o Batalhão, para retirar um documento. E o Boletim On-line é outra ferramenta que vem para ajudar. Ele agiliza o atendimento à comunidade, o andamento dos inquéritos, e os processos a serem feitos. Ajuda inclusive, a diminuir o serviço burocrático e otimiza o trabalho dos servidores que passam a ter mais tempo para se dedicar ao serviço operacional. Essa parceria da Associação Empresarial com a Polícia Civil é muito importante. Há muito ainda a se fazer e temos que avançar. Com certeza, por meio do Boletim On-line, a comunidade vai ser atendida com mais rapidez e eficiência”, observa o representante da PM.
BOX
Boletim On-line
www.delegaciaeletronica.sc.gov.br
www.acibr.org.br
Ocorrências que podem ser registradas à distância:
– Acidente de trânsito sem vítima
– Perda de documentos e/ou objetos
– Recuperação de documentos e/ou objetos
– Ameaça, calúnia, injúria e difamação
– Furto e roubo
– Danos causados por fenômenos naturais
– Denúncia anônima
Ilustração: Print do site da Acibr
Legenda: Acesso ao site da Delegacia Eletrônica pode ser feito por meio do site da Acibr

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.