Blumenau registra um dos maiores índices de alfabetização infantil de Santa Catarina

O município apresenta média superior à estadual e nacional

Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Blumenau é uma das cidades catarinenses com maior índice de alfabetização infantil, aponta o 1° Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última semana.  Conforme o relatório, 63,9% dos estudantes da rede pública municipal de ensino sabem ler e escrever na idade certa, ou seja, ao final do 2º ano do ensino fundamental.

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Blumenau apresenta o terceiro melhor resultado entre as cidades catarinenses com 250 mil habitantes ou mais, ficando somente atrás de Joinville (65,9%) e São José (65,4%). Segundo o levantamento, o índice de Blumenau é superior ao de Santa Catarina (61%) e do Brasil (56%).

“Receber resultados como esse nos deixa sempre muito felizes, mas o que vale mesmo é a certeza de que temos construído uma educação de qualidade, que muda e transforma realidades. Hoje comemoramos os números conquistados, mas com certeza seguiremos investindo e buscando maneiras para melhorar cada vez mais este índice”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt. 

Publicidade

Para os próximos anos, o Ministério da Educação estabeleceu metas progressivas de alfabetização. O objetivo é aumentar o índice de crianças alfabetizadas na idade certa para 80% até 2030. Conforme o Inep, são considerados alfabetizados os estudantes que atingiram pelo menos 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básico (Saeb).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.