Blumenau foi selecionada entre as 11 cidades brasileiras para projeto piloto de emissão de alertas

blumenau alertas defesa civil
Foto: Divulgação

Blumenau que é referência em Defesa Civil por sua estrutura, metodologia e protocolos, foi selecionada entre 11 cidades brasileiras a participar de um projeto inédito no país, para emissão de alertas por meio de mensagens na tela dos celulares para situações de extremo risco. A tecnologia denominada Cell Broadcast permite a comunicação com maior celeridade e grande alcance populacional, viabilizando assim medidas preparatórias e tomada de decisões de maior efetividade, no que tange a proteção da população.

O alerta será emitido em formato de pop up, sobreposto a qualquer conteúdo que estiver sendo acessado naquele momento no aparelho celular. Dependendo do grau da emergência, a mensagem poderá também acionar ao telefone um sinal sonoro.

A ação é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e também a Agencia Nacional de Telecomunicações. 

Publicidade

A Defesa Civil de Blumenau por meio da equipe da diretoria de meteorologia participará inicialmente de um treinamento piloto interno, no mês de julho, quando um alerta demonstrativo será disparado para a população.

“A comunidade de Blumenau e região já tem no aplicativo AlertaBlu uma fonte fidedigna de informação de eventuais riscos, e a possibilidade de termos mais uma forma de chegarmos até o cidadão, com o aviso de alerta, amplia ainda mais a eficácia na disseminação da informação necessária para a preservação de vidas humanas”, destaca o secretário de Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina.

A Defesa Civil esclarece que, a tecnologia Cell Broadcast será utilizada somente em situações de extremo risco e que, a plataforma não substituirá aos modos convencionais de alertas, mas sim, que este vem para somar na propagação da informação até a comunidade.

O sistema mapeará e terá como público-alvo todos os números de celulares ativos na região que disponham do sinal 4 ou 5G e que estejam delimitados a uma área designada como suscetível ao risco conforme estabelecida pela Defesa Civil. Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens do Cell Broadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. A ferramenta já é conhecida em países como Estados Unidos e Japão.

Blumenau ao lado de Gaspar foram às cidades catarinenses selecionadas pela Defesa Civil Nacional a integrarem o projeto piloto do Sistema Cell Broadcast. As demais cidades brasileiras que participarão da experiência são Muçum e Roca Sales, no Rio Grande do Sul; Petrópolis e Angra dos Reis no Rio de Janeiro; Indianópolis em Minas Gerais; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; São Sebastião em São Paulo e Morretes e União da Vitória no Paraná.

Leia mais notícias de Blumenau.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.