Apae de Brusque é contemplada com convênio da Prefeitura de Brusque


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque foi uma das entidades contempladas na tarde de quarta-feira, 23 de outubro, com a assinatura de convênio com a Prefeitura de Brusque. O convênio firmado prevê o repasse de R$ 85 mil para a instituição e é oriundo da Secretaria de Saúde do município. Outra entidade contemplada foi a Escola Charlote, com o valor de R$ 55 mil.

“A ideia sempre da Secretaria da Saúde é contemplar todas as entidades filantrópicas da comunidade, pois é uma forma de valorizarmos o serviço voluntário e também de o governo pleitear verbas a mais, futuras, para que essas entidades continuem mantendo os serviços tão valorosos que realizam”, comentou na oportunidade o secretário de Saúde, Dr. Humberto Martins Fornari.

De acordo com o secretário, os repasses foram feitos em função dos planos de trabalho de ambas as entidades entregues à Secretaria, que foram discutidos e aprovados pelo Conselho Municipal de Saúde (Comusa). “São entidades que trabalham com pessoas que apresentam uma ou mais deficiências, seja ela física ou mental. É um momento de muita alegria para nós, onde precisamos refletir a importância do papel dessas instituições, que realizam um trabalho fundamental na nossa comunidade. Sabemos que os recursos são escassos, mas esse foi o valor financeiro que podemos repassar”, completou.

Publicidade

Expectativa

De acordo com o presidente da Apae de Brusque, Sebastião Ernani Póia, desde a metade deste ano a entidade já pleiteava os recursos. “Sabemos que o final do ano é sempre um período onde as despesas acumulam, como folha de pagamento, férias, 13º salário dos funcionários, enfim. Por isso já tínhamos nos antecipado. E este recurso vem em um momento muito oportuno, pelo período de dificuldades que passamos, e pela demanda que a Apae de Brusque possui, inclusive com lista de espera de pessoas que precisam ser atendidas, mas que não é possível, pois não temos profissionais suficientes”, comenta. As expectativas da entidade agora são de que até final do ano uma parte do valor já possa ser recebida.

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completou 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.