PUBLICIDADE

Joubert Lungen cobra fiscalização por sujeira de obras em vias de Brusque

Vereador apontou acúmulo de barro e poeira trazidos por caminhões e pede ação da Fundema

Foto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 4 de novembro, o vereador Joubert Lungen (Podemos) cobrou do poder público medidas de fiscalização diante da sujeira deixada por obras de terraplanagem em ruas de diferentes bairros. O parlamentar pontuou que essa situação tem ocorrido, por exemplo, nas ruas Alberto Preti, no Limeira, Padre Antônio Eising, no Azambuja, Alberto Klabunde, no Cedrinho, e DJ – 042, no Dom Joaquim. Ele disse que não é “contra o desenvolvimento urbano”, mas ponderou que sejam tomadas providências para evitar prejuízos aos moradores.

“O desenvolvimento urbano, a questão de moradias e loteamentos, é importante, mas a empresa que está efetuando a terraplanagem tem que ter o cuidado de estar limpando, lavando, molhando [as ruas afetadas]”, afirmou. Segundo o parlamentou, moradores de uma rua teriam acionado a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) no último sábado, mas “nada de aparecer a fiscalização”.

O vereador leu um relato de um munícipe da rua DJ – 042, que descreveu a circulação frequente de caminhões carregados de terra e alertou para o consequente risco à segurança viária naquela rua. “Os caminhões carregados de terra circulam constantemente, deixando muita sujeira no asfalto”, diz o texto, que aponta necessidades como a limpeza diária da via, a instalação de lavadores de pneus na localidade e o uso de lonas nos caminhões para cobrir a terra que está carregada nas carrocerias.

“Algumas [empresas] acabam pecando. Sujam a semana toda e deixam os moradores nessa situação. É lamentável e a gente tem que cobrar que a Fundema faça o cumprimento da lei”, opinou Leonardo Schmitz (PL). “Às vezes, atos da Prefeitura também deixam a rua suja e tem que limpar. Então, precisa ter uma troca de ideias muito boa entre a gestão municipal e as empresas que trabalham com terraplanagem, principalmente nos transportes de barro”, colaborou Valdir Hinselmann (PL).

Pedro Correa da Silva Neto (PL) registrou que o prefeito André Vechi (PL) “está buscando a solução junto ao órgão fiscalizador” e o presidente da Câmara, Jean Dalmolin (Republicanos), emendou que “o mínimo que a população espera é que a pista fique limpa no fim do dia”.

Assista ao pronunciamento de Joubert na íntegra: https://youtu.be/EQzpqvaErBg

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE