Unifebe Vargas

Gaspar terá programação extensa na passagem da Tocha Olímpica

Diferentemente de Brusque, programação para o município vizinho será bastante prolongada;

Foto: ilustração -

Foto: ilustração –

Gaspar – Na próxima terça-feira (12) Gaspar receberá o revezamento da Tocha Olímpica. O símbolo esportivo percorrerá um trajeto de cerca de 1 km, com início na rua Itajaí, nas proximidades do nº 273, seguindo pela rua Coronel Aristiliano Ramos, com término na escadaria da Igreja Matriz.

A rua Coronel Aristiliano Ramos contará com atrações desde às 14h, com apresentações culturais e participação de algumas fanfarras das escolas do município. A previsão do comitê organizador do revezamento é de que a tocha chegue a Gaspar às 15h45. Após percorrer todo o trajeto, será realizada uma cerimônia de 15 minutos para marcar a passagem da chama olímpica pela cidade. Estima-se que o evento encerre às 16h15.

O cordão de proteção do trajeto da tocha será composto por alunos das escolas das três redes de ensino do município, que estarão segurando painéis representando os 206 países que participam das Olimpíadas Rio 2016. Os painéis estão sendo produzidos desde o início do ano nas escolas e terão informações sobre os países participantes.

Até agora, o Comitê da Tocha Olímpica divulgou o nome de cinco condutores que participarão do revezamento em Gaspar. Os revezadores foram selecionados pelos três patrocinadores oficiais dos jogos e pela Prefeitura de Gaspar. A lista final dos condutores será divulgada pelo Comitê do Rio 2016 somente na segunda-feira (11).

Além disso, duas alunas da Escola Dolores Krauss e uma aluna do IFSC irão acender a primeira tocha e repassarem para o primeiro condutor. As três estudantes foram selecionadas pelo concurso de redação lançado pelo Comitê Nacional da Tocha Olímpica com o tema “o Brasil e os Jogos Olímpicos”. Eduarda Soares Cerutti, do 6º ano, e Juliara Elza Mendonça, do 8º ano, foram as autoras das duas melhores redações e no IFSC a vencedora do concurso foi a aluna Nayana Dal-Ri.

Trânsito

Devido à passagem da Tocha Olímpica, o trânsito no Centro de Gaspar sofrerá algumas alterações. A partir das 12h, será interditado o trecho da rua Itajaí, a partir do nº 273, nas proximidades das Baterias Cunha, até o Salão Cristo Rei. Por isso, a Diretoria de Trânsito (Ditran) alerta que os motoristas que costumam estacionar nesse trecho devem retirar seus veículos antes das 12h.

Às 12h também será interrompido o trânsito sentido Centro no encontro da rua Barão do Rio Branco com a rua José Rafael Schmitt, em frente a Agropecuária Girassol; e o entroncamento da rua São José com a rua Industrial José Beduschi. Nesse mesmo horário também será interditado o acesso à rua Itajaí pela rua José Schuartz (Morro do hospital).

A partir das 14h30 a Ditran irá interditar a Ponte Hercílio Deeke, a rua Mário Vanzuita e as vias transversais da rua Coronel Aristiliano Ramos. Também será interrompido às 14h30 o acesso à rua Itajaí a partir do Centro de Eventos João dos Santos.

Para desviar do trânsito, a Diretoria de Trânsito (Ditran) recomenda que os motoristas utilizem rotas alternativas. Após a Ponte Hercílio Deeke ser interditada, para acessar a BR-470 o motorista poderá acessar a rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Vorstadt, em Blumenau, passando pela rua Vidal Flávio Dias, em Gaspar, em direção à BR-470.

Escolas municipais e CDIS

No período da tarde, os alunos das escolas municipais de Gaspar serão dispensados para assistirem e participarem do revezamento da Tocha Olímpica. Já nos Centros de Desenvolvimento Infantis (CDIs) haverá atendimento normal.

Unidades de Saúde

As unidades de saúde do município atenderão normalmente durante a passagem da tocha.

Transporte Coletivo

A empresa de transporte intermunicipal Verde Vale paralisará os serviços durante a passagem da Tocha Olímpica em Gaspar e Blumenau. A última linha de Ilhota/Blumenau sairá às 13h de Ilhota. Já em Gaspar, o último ônibus sairá às 13h30 em direção à Blumenau. A última linha de Blumenau para Gaspar também sairá às 13h30. Os ônibus voltam a circular normalmente após a liberação do trânsito em Blumenau, que deve acontecer por volta das 19h.

O último ônibus da Auto Viação do Vale sairá do Terminal às 13h50. O atendimento retornará após a liberação do trânsito em Gaspar, por volta das 17h.

Conheça quem irá conduzir a tocha em Gaspar:

A Prefeitura de Gaspar escolheu dois condutores, Pierre-Charles John Peterson Brusly e Jonas Junckes. Pierre nasceu no Haiti e resolveu sair de seu país para melhorar de vida. Seu primeiro destino foi Buenos Aires, na Argentina, onde ficou por cinco meses. Em seguida, veio para Gaspar, onde está desde fevereiro de 2015, morando no bairro Gaspar Mirim.

Já o Jonas é natural de Gaspar, tem 28 anos e pratica o esporte de Corrida de Aventura e Orientação. O atleta já representou a cidade em competições pelo Brasil e em países como Escócia, Portugal, Croácia, Eslovênia, Hungria, República Tcheca, Uruguai, Nova Zelândia e Belize.

Em 2008 começou a estudar Educação Física e realizou a sua primeira prova expedicionária, com 5 dias de duração. O resultado da prova rendeu ao atleta o convite para fazer parte da melhor equipe do sul do Brasil, no mundial de Corrida de Aventura. No ano seguinte fez sua primeira viagem internacional, conquistando o 3º lugar na Escócia.

O ano de 2010 trouxe para Jonas o vice-campeonato no Multisport Brasil, que reuniu os melhores corredores de aventura e triatletas do país. Em 2015 entre os destaques das competições que Jonas participou estão as duas expedições com mais de 5 dias sem paradas, uma no Rio Grande do Sul, quando o atleta conquistou o 1º lugar, e outra no Paraguai, em uma prova de mais de 600kmm quando o atleta ficou em 3º lugar .

O Bradesco, patrocinador oficial, foi responsável por selecionar um dos condutores. A escolha foi feita por meio da promoção Chama que Transforma, onde pessoas indicavam histórias de outras pessoas que representassem os valores olímpicos. A senhora Lucila Colzani foi indicada por sua neta Letícia Schlindwein, que garante que sua avó é “a prova viva de que o esporte é sinônimo de saúde e alegria”. Lucila tem 95 anos, é natural de Brusque, campeã catarinense de bolão, faz natação e joga vôlei.

A Nissan foi a primeira patrocinadora a lançar o programa de recrutamento dos candidatos. A campanha Rota da Tocha começou a receber inscrições em julho de 2015 em busca de pessoas atrevidas, inovadoras e criativas, que se superam para atingir seus objetivos ou ajudar aos outros. A escolhida para conduzir a tocha foi Mari Inez Testoni, que cadastrou sua história com Gaspar pela internet. Mari Inez gosta de se atrever a novas oportunidades, como em 2009 quando assumiu a Defesa Civil do município. Ela atua em momentos emergenciais e procura criar a cultura de prevenção nos gestores públicos e na sociedade.

Já o condutor da Coca-Cola foi escolhido por meio da campanha nacional “Isso É Ouro”, criada pela marca para identificar histórias inspiradoras e genuínas. O escolhido pela campanha foi Arthur Klann, de 33 anos, que é neto de um dos fundadores dos Jogos Abertos de Santa Catarina, maior evento esportivo do estado e um dos maiores do Brasil, iniciado há mais de 55 anos. Todo o amor pelo esporte que o avô tinha foi repassado para Arthur, que é apaixonado por todo evento esportivo. “Tenho certeza que me ver participando do maior evento esportivo do mundo vai ser uma das maiores felicidades da vida do meu avô”, afirma Arthur.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.