Unifebe Vargas Neni TEVAH

Sinte e UBAM coordenam plebiscito pela Constituinte

A coleta de votos do plebiscito popular ocorrerá na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro.

pleb_-graficos-04

A partir desta segunda-feira (1º de setembro) os moradores de Brusque e região, terão a chance de participar de um movimento nacional que visa promover uma importante reforma eleitoral no Brasil – o Plebiscito pela Constituinte. Em Brusque, a mobilização popular está sendo coordenada por Agenor Leal – coordenador do SINTE – SC, com auxílio da UBAM – União Brusquense das Associações de Moradores e busca o envolvimento de todos os interessados em promover uma mudança radical no funcionamento do sistema político brasileiro.

A coleta de votos do plebiscito popular ocorrerá na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro. Toda a população terá a oportunidade de responder à pergunta: “você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?” depositando suas cédulas nas diversas urnas que estarão espalhadas pela cidade em pontos de grande circulação de pessoas.

O presidente da UBAM, Luis Carlos Schlindwein, ressalta que este é um momento muito importante para a democracia do país e convoca todos a votarem: “A UBAM já participou de várias estapas da Marcha Contra a Corrupção, sempre buscando a reflexão sobre os grandes temas nacionais. Não é diferente com relação à Reforma Política, que é uma das pautas em que o país precisa refletir e garantir seu devido andamento. O Plebiscito pela Constituinte é o início desse processo.”

 

O coordenador do SINTE – SC, Agenor Leal conclui, “chegou a hora de garantirmos uma constituinte para mudarmos o nosso sistema político eleitoral.”

A intenção é buscar uma solução para os principais problemas da sociedade ao mudar as “regras do jogo” – o sistema político. A proposta de uma Constituinte Exclusiva e Soberana é para que os representantes sejam eleitos exclusivamente para isso. Ou seja, não serão os deputados atuais, já que não iriam caçar seus próprios privilégios. Deve ser soberana para ter o poder soberano de mudar o sistema político. Assim, estará acima de todos os outros poderes.

Entenda
Uma Assembleia Constituinte é a realização de uma assembleia de representantes eleitos pelo povo, que recebem o mandato para criar ou modificar a Constituição e definir as regras e o funcionamento das instituições do país, como o governo, o congresso e o judiciário, por exemplo. A Constituinte proposta pelo movimento deve servir para mudar as regras do sistema político e abrir caminho para as aspirações populares, como saúde, educação, transporte e reforma agrária.
Plebiscito
A mobilização por um Plebiscito pela Constituinte surgiu após as manifestações de junho e julho de 2013 – quando milhões de jovens tomaram as ruas por todo o Brasil para dar um recado às atuais instituições políticas do país: elas não representam a vontade do povo. Para aderir à mobilização, os interessados em apoiar o movimento precisam apenas apresentar um documento de identificação e registrar o seu voto junto às urnas.

Mais informações: www.plebiscitoconstituinte.org.br
ou ainda com a organização local através do e-mail: sintebq@yahoo.com.br e ubambq@bol.com.br

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.