Unifebe Vargas

Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Brusque são empossados

Evento ocorreu no teatro do Cescb, na tarde deste domingo;

Fotos: Wilson Schmidt Junior -

Fotos: Wilson Schmidt Junior –

Brusque – O Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb) foi palco da cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos no pleito de outubro passado. Mesmo com o feriado de 1º de janeiro e sob um sol escaldante, a população brusquense lotou a plateia do teatro para acompanhar os primeiros momentos da política brusquense no ano de 2017.

Em um primeiro instante, foi composta a Tribuna de Honra do ato solene, que contou com a presença de autoridades civis e militares de Brusque. O evento contou ainda com a participação de um grupo instrumental comandado pelo músico Sérgio Westrupp, que executou hinos e músicas populares do Brasil.

A sessão foi presidida pelo vereador Jean Pirola, do Partido Progressista (PP), reeleito com 1322 votos. A única mulher eleita, Ana Helena Boos (também do PP), ocupou provisoriamente a função de secretária da mesa durante o ato de posse. Ela foi eleita com 898 votos. Posteriormente, os vereadores assinaram o termo de posse e a declaração de bens para, assim, darem início à legislatura 2017-2020.

O vereador melhor votado nas Eleições 2016, Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), proferiu um longo discurso após a posse, rememorando a história legislativa de Brusque e fazendo votos de uma administração íntegra para os próximos anos. Depois, todos os partidos tiveram voz em discursos de cinco minutos, proferido por um de seus vereadores.

Fotos: Wilson Schmidt Junior

Fotos: Wilson Schmidt Junior

Vereadores que tomaram posse:

Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB);

Gerson Luiz Morelli, o Kéka (PSB);

José Zancanaro (PSB);

Jean Daniel dos Santos Pirola (PP);

Paulo Rodrigo Sestrem (PRP);

Deivis da Silva, o Deivis Junior (PMDB);

Ivan Roberto Martins (PSD);

Rogério dos Santos, o professor Rogério (PSD);

Joaquim Costa, o Manico (PSD)

Cleiton Luiz Bittelbrunn (PRP);

Ana Helena Boos (PP)

Marcos Deichmann (PEN)

Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso (DEM)

Leonardo Schmitz, o Léo (DEM)

Claudemir Duarte, o Tuta (PT).

Prefeito e Vice

Porém, a posse que parecia ser a mais esperada era, por motivos óbvios, a do prefeito eleito Jonas Paegle, do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do vice-prefeito eleito Ari Vechi, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em entrevista coletiva ao final da cerimônia, Paegle ressaltou que todas as obras advindas da gestão anterior, de José Luiz Cunha, do Partido Progressista (PP), serão revisadas e, se preciso, adiadas e ou canceladas. Uma de suas primeiras medidas, informou, será a retomada imediata das obras da Beira Rio, no Bairro Santa Terezinha. “É um compromisso de palanque, de comício. Dia 2 as máquinas estarão na Beira Rio”.

Sobre o segundo e terceiro escalão, o pessebista ressaltou que reuniões com o colegiado deverão selar as contratações até a metade do mês de janeiro.

Ari Vechi, o vice-prefeito, informou que não pretende ser um vice decorativo, dizendo que tirará proveito de toda sua experiência no poder público, principalmente como secretário adjunto da Casa Civil do Governo do Estado de Santa Catarina, para trazer recursos para a cidade de Brusque. “Quero ser do Dr. Jonas o elo para buscar recursos também na esfera estadual, quando na esfera federal”, complementou.

Foto: Wilson Schmidt Junior

Foto: Wilson Schmidt Junior

Reforma administrativa

Jonas Paegle, prefeito de Brusque, informou que uma reforma administrativa já teve início na Prefeitura de Brusque, com a diminuição de secretarias para apenas oito. “Depois vamos ver as diretorias. Isso tem que ser de forma lenta e não abrupta”, finalizou.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.