OSBr encaminha sugestões de leis à Câmara de Vereadores

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Na segunda-feira, 13 de fevereiro, o Diretor-executivo do Observatório Social de Brusque e Região (OSBr), Evandro Gevaerd, entregou ao Presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola (PP), um ofício com duas propostas de lei à casa parlamentar.

A primeira se refere a parentes em até terceiro grau de vereadores eleitos ou detentor de mandato, não poderem assumir cargo comissionado na administração municipal durante sua legislatura.

A justificativa é de que o legislativo municipal fiscaliza o poder executivo, e por consequência seu gestor. Fica prejudicada tal incumbência quando um parente próximo ocupa o cargo comissionado e estratégico, podendo abrir dúvidas sobre a isenção desse vereador ao fiscalizar um parente ou o seu empregador, no caso o prefeito.

Publicidade

A segunda proposta é de que vereador eleito não pode licenciar-se da vereança para ocupar cargo no executivo municipal. Para esta proposta a justificativa é que pode ser frustrante ao eleitor votar num candidato para assumir o legislativo e este simplesmente troca a confiança que lhes foi depositada, pelas pessoas que acreditaram na sua história de vida e nas propostas de campanha, para ocupar um cargo municipal, muitas vezes apenas para ter um melhor salário ou dar maior visibilidade para uma próxima eleição. E ainda corre o risco do vereador que o substitua ter que ficar “alinhado” ao executivo para que o titular continue afastado, comprometendo a isenção que a função exige.

No momento da entrega, três vereadores que estavam na Câmara, ao tomarem conhecimento das sugestões, manifestaram apoio às mesmas. O Observatório pretende encaminhar as mesmas propostas de lei às Câmaras de Guabiruba e Botuverá.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.