Unifebe Vargas TEVAH

PIGs: Samae Brusque finaliza limpeza das três adutoras na Captação Guarani

Procedimento serve como preparação para a instalação dos novos motores adquiridos pela autarquia;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, finalizou, durante esta terça-feira, 18 de outubro, o procedimento de limpeza na última das três adutoras do sistema de captação de água bruta do Bairro Guarani. Utilizando os PIGs, raspadores hidráulicos feitos de espuma de alta densidade adquiridos em agosto deste ano, a meta é aumentar a eficiência, potencializando a vazão de água que chega até a Estação de Tratamento (ETA) Central.

Os artefatos foram empurrados pela alta pressão da água por dentro da adutora de 400 milímetros, retirando as incrustações acumuladas com o passar dos anos. “O trabalho dos PIGs é fazer a limpeza das tubulações pela parte interna. O Samae está adotando esse procedimento como rotina. Assim, vamos ter uma maior eficiência dos conjuntos de motobomba que possuímos”, explicou Luan Freisleben, engenheiro sanitarista.

As limpezas dos dutos – que já não eram feitas há aproximadamente 15 anos – são uma espécie de preparação do sistema de captação para receber os três novos motores elétricos adquiridos pela autarquia. Cada um deles possuem 250 cavalos de potência, em contraponto aos 175 dos atuais. “Queremos manter a tubulação de água bruta limpa para que a gente consiga trabalhar com uma eficiência acima da média, junto da instalação dos motores e bombas que adquirimos”, continua Luan.

Com mais água bruta chegando à ETA Central, mais água tratada estará à disposição do contribuinte em breve. “Toda essa melhoria no sistema de captação tem como meta fazer com que o nosso novo reservatório que está sendo construído na sede administrativa seja utilizado de maneira eficiente”, ressalta. O reservatório R5 terá capacidade para 6,5 milhões de litros e deve ser inaugurado até o final do ano.

O investimento do Samae Brusque com os PIGs foi de aproximadamente R$ 5,5 mil. Já para a compra dos motores foi empenhado cerca de R$ 135 mil.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.