Unifebe Vargas TEVAH

Moradores pedem agilidade em obras

Prefeitura de Brusque depositou tubos na extensão da via. Obra ainda não teve início

P_20150910_095859

Foto: Olhar do Vale –

A rua não tem saída. É estreita e não possui pavimentação. Os buracos aparecem assim que a chuva cai e o trânsito de caminhões na localidade também danifica o acesso. Além disso, a Prefeitura de Brusque depositou tubos de concreto por toda a extensão da via há quase quatro meses, com a promessa de realizar as obras de drenagem. Essa é a situação da Rua Wendelin Winter, no bairro Santa Terezinha.

Moradores e funcionários, que trabalham em empresas instaladas na região, entraram em contato com a nossa reportagem. A intenção é que a prefeitura busque agilidade no processo de pavimentação da via, já que a comunidade aderiu ao programa de pavimentação oferecido pela prefeitura de Brusque.

Embora os moradores tenham assinado o termo de parceria de pavimentação asfáltica com a Prefeitura de Brusque em junho deste ano, a Secretaria de Obras ainda não deu início aos trabalhos. De acordo com o que conta no termo assinado pelos moradores, o governo municipal é responsável pela execução das obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica da rua.

A gerente administrativa, Tania Libia Araujo, que trabalha há nove anos na localidade, conta que as más condições da rua não são atuais. “Estou aqui desde 2006 e a gente espera que melhore. Se é um bairro afastado, a gente até releva, mas é uma transversal da rua principal”, reivindica.

O contrato de pavimentação, firmado entre prefeitura e moradores, estabelece que as obras sejam iniciadas quando 50% do valor total estiverem quitados pelos contribuintes. A assessoria de imprensa da Secretaria de Obras não soube informa se o montante foi alcançado. No entanto, afirmou que as obras de colocação dos tubos devem ser executadas até o fim do ano. Segundo ela, a  rua Wendelin Winter faz parte do Orçamento Participativo de 2015 (obras eleitas em 2014), por isso os trabalhos ainda não foram iniciados.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a Secretaria de Obras está finalizando as obras do Orçamento Participativo de 2012. Assim que concluir, a rua Wendelin Winter vai ser a primeira a ser pavimentada, de acordo com o  cronograma da secretaria.

Para Carlos Silvestre Laurentino Soares, morador da localidade, não é momento de cobrar a pavimentação da rua, já que o contrato com a prefeitura prevê os 50% do pagamento. Mas, acredita que a tubulação já poderia ter sido implantada pela prefeitura. “Se é uma boa hora para cobrar, eu não sei. A reclamação é por parte da tubulação. A drenagem já poderia ter sido feita. O asfalto não posso cobrar, porque não sei o tempo de vigência, vai que algum morador deixa de pagar”, salienta.

por Olhar do Vale

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.