Unifebe Vargas TEVAH

Iluminação da ponte estaiada marca o início da campanha Outubro Rosa em Brusque

img_7875

A mudança na iluminação da ponte Irineu Bornhausen, mais conhecida como ponte estaiada, marcou na noite desta quinta-feira (6), o início para as ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha aderida pela Secretaria Municipal de Saúde, que em parceria com a Secretaria de Obras ilumina um ponto turístico do município para alertar sobre a importância do movimento.

Este ano, a Clínica da Mulher preparou uma programação especial para o mês. Além da decoração com material informativo disposto no local, as usuárias que estiverem na sala de espera aguardando por consultas serão abordadas pelos profissionais que trarão algumas recomendações. Já o grupo “Mulheres Polivalentes” comemorará no próximo dia 27, um ano de encontro entre as pessoas que possuem câncer de mama ou já terminaram o tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde convida as interessadas a participar do grupo, que se reúne mensalmente, às quintas-feiras, às 14h, na sede do Auditório da Clínica da Mulher, localizado no segundo andar do Centro de Serviços em Saúde. De acordo com a programação da organização, as próximas reuniões estão marcadas para os dias 17 de novembro e 15 de dezembro.  As usuárias do Sistema Único de Saúde do município contarão também com atividades e rodas de conversas nas Unidades Básicas de Saúde dos seus bairros. Cada UBS terá uma ação específica de acordo com a demanda de famílias cadastradas.

A Campanha
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA 2016), o principal objetivo da campanha é proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento ao câncer de mama.

O movimento busca enfatizar a importância da realização periódica do auto-exame. Em Brusque, as usuárias com 35 anos ou mais podem fazer a mamografia de rastreamento. Porém o serviço não está restrito a essa faixa etária, já que mulheres com qualquer idade podem se prevenir e procurar atendimento caso percebam algum sintoma.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para os principais sinais. “O câncer de mama geralmente não dói e o sintoma mais facilmente percebido pelas mulheres é um nódulo (caroço) na mama. Por meio do auto-exame também é possível constatar a assimetria entre as mamas, retrações na pele ou a presença de líquido sanguinolento saindo pelo mamilo. O câncer de mama atualmente é a principal causa de morte por câncer no sexo feminino e é o diagnosticado mais frequentemente nas mulheres de nossa cidade”, destaca a equipe técnica do órgão.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.