Unifebe Vargas Câmara

GRUPIA realiza V Natal de Amor e Fé

Com o tema “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (1Jo 4, 19), o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, em articulação com a Comunidade Santa Luzia da Paróquia São Judas Tadeu, realiza o V Natal de Amor e Fé, no salão de festas da capela Santa Luzia, das 14h30min às 18h de domingo, 3 de dezembro.
A 1ª edição do Natal de Amor e Fé foi realizada em 2013, no Conjunto Habitacional Jardim Sesquicentenário, na Limeira Baixa. Nesta edição haverá ônibus gratuito transportando as famílias das comunidades próximas como Nova Itália, Zantão, Poço Fundo, Ponta Russa e Águas Claras para o evento, que contará com as apresentações da Banda Escolar JVC, das 15h às 15h45min, e do Quarteto Fonte Viva, às 17h.

Uma das idealizadoras do Natal de Amor e Fé, a Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba informa que “para compartilhar as alegrias do Natal, a atividade contará com atrações musicais, jogos e brincadeiras, pintura facial, cama elástica, piscina com bolinhas, mesa de ping pong e arte com balões, distribuição gratuita de cachorro quente, cuca, refrigerante, café, chocolate e outras guloseimas”.

O advogado e professor Ricardo Vianna Hoffmann, um dos organizadores do V Natal de Amor e Fé, acrescenta que o evento contará também com consultoria jurídica e serviços de saúde, como exames para detetar hiperglicemia e hipoglicemia e a medição da pressão arterial.

No encerramento, a proclamação de texto bíblico que narra o nascimento de Jesus Cristo, escrito pelo médico e evangelista Lucas, seguida de reflexão, da oração do Pai Nosso e benção sacerdotal, com a participação da Igreja Católica, do Conselho de Pastores de Brusque e da Igreja Evangélica Luterana.

Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, Padre Carlos Alberto Chiquim destaca que o texto do Evangelho que será proclamado no V NATAL DE AMOR E FÉ, “nos apresenta o nascimento de Jesus num lugar pobre, sem nada, em caminho para sua terra seguindo o decreto do imperador Augusto. Duas realidades até contraditórias: o poder daquele que deseja saber o número de pessoas registradas no Império e a pobreza de um nascimento fora da cidade, numa manjedoura. Isso porque não havia lugar para eles dentro da casa”.

Pastor Edélcio Tetzner, pároco da Paróquia Bom Pastor, a celebração faz memória “de um menino, uma criança, com toda a vulnerabilidade, a fraqueza e a fragilidade que comporta esta etapa da vida. Um bebê pobre, que nasce numa manjedoura de animais, porque demasiado pobre para nascer em outro lugar”.

Presidente do COPAB, pastor Marcos Fagundes ressalta que “os pastores que passam a noite tomando conta de seu rebanho são iluminados por uma luz que os envolve, dando-lhes a boa notícia. Diante desta luz eles ficam com muito medo, não compreendem o que está acontecendo. Porém, acreditam nas palavras do anjo. De agora em diante devem caminhar na busca desse nascido que lhes foi anunciado”.

Como nas edições anteriores, o V Natal de Amor e Fé contará com a participação do Capelão do Hospital de Azambuja e vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja, Padre Alvino Milani.

Ao convidar as famílias brusquenses a participarem, Paulo Vendelino Kons, um dos idealizadores do GRUPIA, lembra que “Natal é amor em ação. Toda vez que nós amamos, toda vez que nos doamos, é Natal, pois aí Jesus está presente”.

Doações

Anualmente o Natal de Amor e Fé distribui às crianças 1.000 kits contendo bolacha natalina, chocolate, pipoca, salgadinho e outras guloseimas. O GRUPIA fornece os ingredientes das bolachas, mas necessita de voluntários para sua confecção. O Natal de Amor e Fé não possui patrocínio empresarial e nem auxílio do poder público. Tudo o que é proporcionado às famílias, em especial às crianças, é fruto da generosidade de alguns membros do GRUPIA e colaboradores. E toda forma de colaboração é bem vinda.

Para doações ou para prestar serviço voluntário no evento, as pessoas podem entrar em contato com o GRUPIA através do e-mail: grupiabrusque5@gmail.com e telefone 47 9 9997 9581.

“Se eu pudesse traduzir o GRUPIA numa simples frase, diria: o GRUPIA é a Ética em movimento. Buscando vontades e sentimentos benfazejos em todos os setores da sociedade, sem perquirir vínculos políticos ou religiosos, o GRUPIA os aglutina sob a égide da Ética, e os transforma em instrumento eficaz na defesa e realização dos valores mais nobres da Família, do Trabalho, da Dignidade e da Fé.” (emérito Procurador de Justiça José Galvani Alberton, por dois mandatos Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina)

ALIMENTOS QUE SERÃO OFERTADOS GRATUITAMENTE

1. CACHORRO QUENTE
Quantidade: 1.000 (mil) unidades
Ingredientes: 16 (dezesseis) Kg de cebola, 16 (dezesseis) Kg de tomate, 5 (cinco) Kg de extrato de tomate, 03 (três) Kg de milho verde, 11 (onze) pacotes grandes de salsicha e 1.000 (mil) pães franceses
Acompanhamento: 1.000 (mil) guardanapos

2. CUCA
Quantidade: 20 (vinte) unidades grandes
Ingredientes: 9 (nove) dúzias de ovos, 20 (vinte) Kg de trigo, 20 (vinte) Kg de açúcar, 6 (seis) potes de 1000g de margarina, 5 (cinco) potes de fermento de bolo marca royal, 28 (vinte e oito) litros de leite, 4 (quatro) potes de Emustab, 8 (oito) tubos de canela, banana – 50 (cinquenta) unidades, 12 (doze) potes de ricota ou queijinho sem nata, 8 (oito) potes de nata, 2 litros de óleo vegetal, 3 (três) pacotes grandes de coco ralado e 6 (seis) unidades de leite condensado

3. DOCE DE NATAL
Quantidade: 5.000 (cinco mil) unidades
Ingredientes: 12 kg de margarina (de boa qualidade), 30 kg de açúcar, 50 kg de trigo, 25 dz de ovos, 2,5 kg de salamoníaco.

PARA CONFEITAR:
3 kg de açúcar de confeiteiro,
6 kg de de miçanga colorida

4. BEBIDA
A. Refrigerante – quantidade: 200 (duzentos) refrigerantes de 2 (dois) litros de vários sabores
Acompanhamento: 1.000 (mil) copos descartáveis
B. Café – 4 (quatro) Kg de café torrado e moído e 15 (quinze) litros de leite

5. DIVERSOS
1.000 kits contendo bolacha natalina, chocolate, pipoca, salgadinho e outras guloseimas e presentes, a serem entregues às crianças

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.