Unifebe Vargas Neni TEVAH

Casamento coletivo oficializa união civil de 35 casais

A ação é realizada pelo Cartório de Registro Civil de Brusque e Associação Empresarial de Brusque (AciBr)

casamentocivil

Foto: ilustração

Uma iniciativa do Cartório de Registro Civil de Brusque, em parceria com a Associação Empresarial de Brusque (AciBr), vai possibilitar a união civil de 35 casais em um casamento coletivo. A cerimônia será realizada no dia 12 de setembro, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb).

A união civil coletiva foi destinada aos trabalhadores das empresas do setor metalomecânico. A ação teve a participação de sete empresas do município. De acordo com a oficial registradora do Cartório de Registro Civil de Brusque, Dionéia Moscibrocki, o objetivo é oferecer a oportunidade também para trabalhadores de outros setores. “Não tínhamos muita noção de como seria a aceitação e quantas pessoas teriam interesse em participar. Por isso, neste primeiro momento, optamos por dividir os setores”, explica.

Segundo Dionéia, a intenção é regulamentar a união de casais que já estão juntos há anos, mas que ainda não oficializaram a união. Além disso, o objetivo é reduzir os custos burocráticos que uma união civil individual teria. “Muitos casais já estão casados de fato, mas não de direito. E muitos não tinham condições financeiras para oficializar o matrimônio”, comenta.

Guabiruba

A Prefeitura de Guabiruba também está organizando um Casamento Coletivo para casais do município. Podem participar da união civil coletiva casais que residam em Guabiruba e apresentam estado de vulnerabilidade econômica.

 Embora a cerimônia civil seja realizada em dezembro, as inscrições devem ser feitas pessoalmente até o dia 30 deste mês na Prefeitura Municipal, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

O Casamento Coletivo está limitado à participação de 30 casais, selecionados por ordem de efetivação da inscrição. A documentação necessária para participar do evento está descrita no Edital 001/2015, disponível no banner Editais no site www.guabiruba.sc.gov.br. Mais informações pelo telefone 47 3354-0141 na Assessoria de Gabinete, com Ana Maria de Souza.

por Olhar do Vale

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.