Unifebe Vargas Neni TEVAH

Câmara entrega hoje comenda Augusta Knorring

Sessão tem início às 17h;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Três professores e quatro instituições de ensino receberão nessa quinta-feira, 20, às 17h, a Comenda Professora Augusta von Knorring, em sessão solene na Câmara Municipal. Na oportunidade, serão homenageados os educadores Graciele Maria Cervi, José Wanderley Cardoso e Maria Helena Effting. Já as instituições que tiveram projetos selecionados são o CEI Sofia Dubiella (Projeto Descobrindo as sensações – educação infantil), a Escola Professora Augusta Knorring (Projeto O Carteiro Chegou – ensino fundamental anos iniciais), a Escola João Hassmann (Projeto História da Humanidade e atividade física – ensino fundamental anos finais) e o Centro de Educação Profissional Senac (Projeto Campanha Março Solidário – ensino superior).

Essa é a terceira edição de entrega da Comenda instituída pela Lei 3.667/2013 para reconhecer a atuação de docentes e escolas que tenham desenvolvido projetos de destaque nas áreas de Ciência, Cultura, Educação e Ecologia. A homenagem é alusiva ao Dia do Professor, comemorado oficialmente no dia 15 de outubro.

A inscrição de projetos é aberta para todas as instituições de ensino públicas ou particulares e a avaliação e escolha de um em cada categoria, é feita pelo Conselho Municipal de Educação, enquanto que a indicação dos professores se dá pela Secretaria Municipal de Educação, Agência de Desenvolvimento Regional e Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque.

Augusta von Knorring 

Augusta von Knorring é conhecida como a primeira professora dos brusquenses. Ela nasceu em Estocolmo, na Suécia, em 19 de agosto de1829. Era descendente de uma família nobre e chegou a Brusque em 1861, após prestar um ‘exame de professora’ em Florianópolis.

O álbum Brusque 150 Anos de História, publicado pelo jornal Município Dia a Dia, conta que a instrução das crianças era uma prioridade desde os primeiros tempos da Colônia Itajahy. Quando o Barão von Schneeburg solicitou às autoridades uma professora, foi nomeada a baronesa Sofia Augusta von Knorring, em 1861, para lecionar na primeira escola pública do sexo feminino da colônia.

Em 1895, depois de mais de 30 anos de magistério, Augusta se aposentou e foi viver em Blumenau, na companhia da filha, Mathilde, casada com Paulo Schwartzer. Ela faleceu no dia 26 de julho de 1898, vítima de uma moléstia hepática, aos 68 anos.

 Desde 2000, por força de decreto, a educadora dá nome à Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Knorring, antigamente chamada Escola Mista Municipal do Morro do Steffen – situada na localidade da Cerâmica Reis. Já em 1961 a instituição passou a se chamar Escola Mista Municipal Dona Augusta Knorring, mas teve a nomenclatura alterada nas décadas seguintes outras duas vezes até chegar à atual denominação.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.