Unifebe Vargas Neni TEVAH

Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr promoveu palestra com professor Max Haetinger

Professor e especialista Max Haetinger discutiu necessidades de mudanças no processo educacional em evento promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais da ACIBr;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Como forma de capacitar docentes e gestores escolares e realizar a abertura do ano letivo de 2017, o Núcleo das Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) realizou na noite de quinta-feira, 2 de fevereiro, a palestra “A escola que encanta e transforma vidas”, com o professor e especialista em Educação, Max Haetinger. O evento, que ocorreu no salão da Paróquia São Luiz Gonzaga, reuniu cerca de 180 profissionais de educação, das escolas que integram o Núcleo, e que na oportunidade fizeram uma reflexão sobre as mudanças no processo atual de aprendizagem.

De forma interativa e dinâmica, Haetinger falou sobre a revitalização das relações entre conhecimento, professores e alunos neste século: como um professor ressignifica o seu papel em um mundo tão transformado; como os alunos tornam-se construtores do conhecimento; e principalmente como o conhecimento se moderniza nas relações de tecnologia que cercam o nosso dia a dia. “Não é mais concebível que a gente produza educação em um século de tamanha tecnologia e que esta esteja tão afastada da prática diária, com aulas de informática uma vez por semana. Precisamos compreender a tecnologia e todos os meios de comunicação como noções de pesquisas, que estão ligados diretamente ao processo de ensino”, comentou na oportunidade.

Três pilares

Segundo o especialista, atualmente uma escola precisa desenvolver junto com o conhecimento a criatividade e a inovação, valorizar a interação entre as pessoas, e utilizar as tecnologias da informação para promover um diálogo mais dinâmico e que mobilize os alunos. “A ‘escola que encanta’ leva isso em conta e ao mesmo tempo valoriza as relações sócio-afetivas, já que cada vez mais as crianças passam a maior parte do tempo na escola, e muitas vezes algumas famílias também se distanciam desse processo de aprendizagem”, completa.

Já em relação ao processo de transformação das escolas atuais em instituições que inovem e transformem a vida de seus alunos, o especialista acredita que para que este processo ocorra é necessário inicialmente a mudança da visão dos gestores escolares, e consequentemente das famílias. “Hoje, se os nossos filhos tiverem a mesma educação que tivemos há 30, 40 anos, eles serão futuros desempregados, já que o desafio da economia de décadas atrás é completamente diferente do de hoje e, alguns empregos atuais, daqui a 15 anos talvez não existam. Em Brusque existem muitas instituições antigas, mas com salas de aula adequadas, com multimídias e acessos fundamentais aos jovens desse século. E o conceito de mudança está muito na prática docente, nessa relação das salas de aula. É muito importante que os professores compreendam que essa mudança do ambiente escolar, não significa ter tudo eletrônico, mas sim a tecnologia permeando as relações de aprendizagem”, frisou.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Renovação

Para o coordenador do Núcleo da ACIBr, Maicon Rodrigo Moresco, o tema foi instigante e provocou uma grande reflexão aos profissionais que prestigiaram o evento. “Cada vez mais precisamos renovar as nossas práticas pedagógicas, e a própria estrutura física das instituições. Sabemos que os jovens estão antenados com a tecnologia e é necessário buscar formas de aliar esses elementos para a aprendizagem. Foi uma abordagem interessante, provocadora e que mexeu com quem está à frente das instituições educacionais”, comentou.

Para participar da palestra, o público realizou a doação de alimentos não perecíveis, que foram doados pelo Núcleo ao Lar Menino Deus.

Próximo evento

No próximo dia 22, o Núcleo realiza mais uma importante palestra, sobre “Reformulação do Ensino Médio”, que será ministrada pelo secretário estadual de Educação e presidente do Conselho Nacional da Educação, Eduardo Deschamps. “Essa mudança é necessária da forma como ela está acontecendo precisamos estar por dentro, discutir nossas preocupações e anseios, e também conhecer um pouco mais sobre esse processo”, destaca Maicon.

O evento será realizado às 14 horas, no auditório do Bloco C do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A palestra é aberta à comunidade educacional. Informações e inscrições: consultor3@acibr.org.br ou (47) 3351-1588.

Confira as instituições que fazem parte do Núcleo da ACIBr:

Colégio São Luiz;

Faculdade São Luiz;

Assevim;

Cultura;

Unifebe;

Colégio Cônsul Carlos Renaux;

Senai Brusque;

Senac Brusque;

Sesi;

Sesc;

Colégio Amplo.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.