Unifebe Vargas Câmara

Seminário debate impacto do mercado chinês na economia nesta terça em Brusque

O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque (Sintimmmeb) receberá nesta terça-feira, 26 de setembro, às 18h30, o Seminário “China 2017-2020: impactos sobre salário e empregos no Brasil – cenário e ações possíveis”. A palestra será proferida pelo profissional de marketing e geógrafo Vladimir Milton Pomar, que trabalha com o tema há mais de 20 anos.

O objetivo é mostrar o contexto da relação entre o país asiático com Brasil, a América Latina e o mundo. Segundo Pomar, a China, em 30 anos, saiu de 11º para 1º no ranking da economia mundial, tirou 700 milhões de pessoas da miséria, é maior exportador e importador desde 2009 e maior parceiro comercial e investidor do Brasil.

“Isso impacta de maneira direta e indireta no emprego, nos salários, nas condições de trabalho. E as pessoas não estão se dando conta do que significa tudo isso. Tanto na Direita quanto na Esquerda da política nacional há um preconceito grande em relação à China. O que dificulta o entendimento que a entrada do país asiático no cenário mundial representa e impacta na nossa economia. Não podemos depender de informações superficiais sobre o assunto. É importante discutir essas questões, até porque quem paga a conta é sempre o trabalhador”, explicou Pomar.

O professor especializado em China já deu mais de 80 palestras por todo país sobre o tema em federações e entidades empresariais e há alguns anos ministra palestras e cursos para sindicatos de trabalhadores e colabora com publicações especializadas sobre o mercado chinês. Toda a comunidade está convidada e o evento é aberto e gratuito.

“Queremos estender o convite a todos, mas especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicas e de toda a nossa categoria. Esse é um tema que abrange diretamente o nosso setor e o futuro do emprego, não só em Santa Catarina, mas em todo país. Por isso é importante debatermos e nos informarmos sobre o assunto. Acreditamos que o conhecimento e a informação são duas das principais armas da classe trabalhadora e essa é uma forma de fortalecermos nossa luta por melhores condições sociais e de trabalho”, salientou o presidente do Sintimmmeb José Isaías Vechi.

O encontro é promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Brusque e coordenado pelo DIEESE-SC (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos de Santa Catarina) e conta com o apoio do Fórum Sindical dos Trabalhadores de Brusque e Região.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.