Unifebe Vargas Neni

Procon inicia suas atividades em Botuverá

procon-inicia-suas-atividades-em-botuvera

Foto: divulgação –

O PROCON de Botuverá já iniciou o atendimento à população, e está situado na Rua Luiz Vicentini, 99, Centro, anexo a Casa da Cidadania, com atendimento das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Para Botuverá, a instalação do PROCON no município é uma grande conquista, além de ser de extrema importância, ter um órgão competente que ajude a população a solucionar problemas, que funciona também, como uma ferramenta de orientação e de auxilio para esclarecimentos referentes às empresas que estão no mercado, e na proteção e defesa do consumidor.

O PROCON é uma fundação jurídica de direito público que tem como função realizar a elaboração e executar diferentes políticas estaduais que protegem e defendem os consumidores.

O principal objetivo do PROCON é tentar solucionar os conflitos entre empresa e consumidor, para tentar um acordo com os direitos que os consumidores têm e evitar maiores ações. Mas quando um acordo não é realizado, o PROCON tem a possibilidade de enviar o caso para outros Juizados e assim um novo processo de proteção ao consumidor será aberto.

O sistema do PROCON inclui registros de reclamações, denúncias e relatórios gerados pelas fiscalizações no município e está diretamente ligado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), órgão ligado ao Ministério da Justiça, que faz o acompanhamento de cada processo até a sua conclusão.

Para registrar uma reclamação no PROCON o consumidor deverá apresentar Documento de Identidade, endereço e telefone, Nota Fiscal de aquisição de produto ou prestação de serviço, documento da assistência técnica (em sendo o caso), cópia do contrato (em sendo o caso), ou qualquer outro documento considerado útil.

Nas compras pela Internet será obrigatória a apresentação da Razão Social do fornecedor, CNPJ, endereço completo para correspondência e telefone para contato.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.