Unifebe Brusque Vargas Têxtil

AmpeBr participa de encontro de empresários com comitiva alemã

ampe reunião alemães_1

Foto: divulgação –

Diretores da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) participaram na tarde de sábado, 31 de outubro, de uma reunião com lideranças empresariais de Brusque e região e integrantes da comitiva alemã de Baden-Württemberg. O encontro, realizado na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), teve como objetivo discutir possíveis parcerias  para a exportação de produtos têxteis e de confecção de empresas de Brusque, Guabiruba e Botuverá para a região alemã, bem como de possíveis participações em rodadas de negócios e feiras realizadas no país europeu.

Na oportunidade os empresários falaram do interesse em expandir seus negócios para o mercado alemão e esclareceram dúvidas quanto o funcionamento do mercado europeu.

O presidente da AmpeBr e também secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Luiz Carlos Rosin, que participou do encontro, falou sobre o trabalho que a entidade desenvolve em prol das micro e pequenas empresas da região, como as rodadas de negócios da AmpeBr, que por ano são responsáveis pela venda de quase 5 milhões de peças de confecção para o mercado brasileiro. “Se a AmpeBr fosse uma empresa, ela seria a quinta maior em faturamento em Brusque. Nosso objetivo é buscar tecnologia e parceiros internacionais na Alemanha, para auxiliarmos os nossos quase 300 associados”, declarou Rosin. 

Mercado ampliado

A AmpeBr já realizou exportações de produtos de suas empresas associadas para diversos países, como os Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina, Cuba, e para a própria Alemanha, em 2008, quando fez parcerias com a magazine Otto. Devido ao câmbio internacional, entretanto, as exportações da entidade não foram mais realizadas nos últimos anos.

Com a reunião, entretanto, e as possibilidades de futuras parcerias com os alemães, as expectativas são de que as exportações possam ser retomadas. “Com certeza teremos outras oportunidades de negócios a partir de agora. Acredito que a vinda dessa comitiva para cá é de suma importância para a nossa região e acredito nos frutos que irão acontecer, pois muitos empresários que estiveram aqui têm interesses em fazer negócios com a Alemanha. Para nós, das pequenas e médias empresas, a parceria na área de tecnologia será de grande importância também, pois temos carência neste segmento que os alemães são avançados. Quem sabe possamos fazer parcerias em relação a isso também, para trazermos essa tecnologia para cá e devolvermos a eles os nossos produtos”, comentou Rosin.

A pedido da comitiva, assim como a ACIBr, a AmpeBr também irá encaminhar aos alemães uma relação com as empresas interessadas nas parcerias, com informações e características de seus produtos, para que se analise a possibilidade de exportação e de ampliação de mercado.

“Esse contato foi muito importante, em especial para a cidade de Brusque e região, visto que temos aqui um pólo muito forte na área têxtil. Temos a questão do sistema tributário, que no Brasil tem suas peculiaridades, e também a falta de acordos bi-lateriais entre Brasil e Alemanha, pois sem isso, por exemplo, os asiáticos levam vantagens, visto que os produtos deles entram na Europa com um custo mais abaixo que o nosso, por conta das taxas. Mesmo assim, temos uma grande vantagem em trabalhar com a Alemanha, talvez não em grandes quantidades como os asiáticos, mas sim em nichos menores, onde o fast fashion pode fazer a diferença. E com esse intercâmbio entre a Alemanha e Brusque, no sentido de buscar clientes para um determinado nicho de mercado diferenciado, com certeza essa barreira cambial não será tão grande”, completou Rosin.

Representantes

Entre os integrantes da comitiva alemã que participaram da reunião na ACIBr estiveram representantes do Ministério de Finanças e Economia de Baden-Württemberg e do Comércio  Exterior da Câmara de Indústria e Comércio de Karlsruhe.

Na sexta-feira, 30, o presidente da AmpeBr e secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque também participou da recepção do grupo alemão em Brusque. O ato, realizado no hotel Innovare, reuniu diversas lideranças políticas e de entidades de Brusque e Guabiruba, que firmaram acordos na área ambiental e educacional para Brusque. A comitiva alemã é formada por 34 representantes de entidades de Karlsruhe e Baden-Württemberg, entre prefeitos, vereadores, representantes do parlamento distrital,  universidades, entre outros.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.