Unifebe Vargas Câmara

Pelznickel faz sucesso entre crianças e adultos

Uma tradição que passa de geração em geração desde 1862

Guabiruba é um dos poucos locais do Brasil em que você pode se deparar com um Pelznickel, o famoso Papai Noel do Mato. A tradição alemã trazida pelos imigrantes em 1862 tem como principal objetivo, cobrar das crianças um melhor desempenho escolar além do bom comportamento.

Foto: Soc. Pelznickel

Foto: Soc. Pelznickel

A tradição é divulgada pela Sociedade do Pelznickel há mais de nove anos.  De acordo com o presidente, Ivan Elias Fischer, a Sociedade foi criada em 2005 e é formada por mais de 30 integrantes. “A Sociedade é mais um grande braço da cultura de Guabiruba, pois não há conhecimento desta tradição em outro local do país. Este é o nosso diferencial: preservar, organizar e levar às crianças e adultos o Pelznickel”, afirma.

Mas como o passar dos anos, o que era considerado o terror virou uma grande simpatia.  Atualmente as crianças procuram pelo Pelznickel em desfiles, eventos e muitas até visitam casa dele. “Todos os anos eu vou, dá medo, mas é tão legal”, afirma Suelen Zen, de apenas seis anos.

Simpatia essa, que foi confirmada após a publicação de um vídeo na internet. A pequena entrevista com o Pelznickel caiu na rede e atingiu mais de 30 mil visualizações e cerca de 2 mil compartilhamentos.

Quem quiser conhecer um pouco mais desta tradição assustadora, pode ir até a casa do Pelznickel, localizada na rua Nicolau Schaefer, bairro Imigrantes, n° 647. O local ficará aberto para visitação nos dias 12, 13, 19 e 23 de dezembro das 19h às 23h e no dia 21 das 16h às 20h.

Confira o vídeo que tem feito sucesso nas redes sociais

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.