Zirke avalia mandato e abre o jogo sobre eleições em Guabiruba

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke. Foto: Anderson Vieira/Olhar do Vale

O prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, chega ao seu último ano de mandato na cidade. Candidato natural do Progressistas a reeleição, Zirke abriu as portas do seu gabinete para uma entrevista com o Olhar do Vale. As realizações, expectativas e a conjuntura política em Guabiruba para as eleições deste ano foram assuntos desta conversa. Acompanhe:

Olhar do Vale : O senhor chega em 2024 para o último ano de mandato, com possibilidade de disputar a reeleição. Qual a avaliação que o senhor faz até aqui?

Valmir Zirke: Por 2024 ser o último ano desse mandato, nós fizemos reuniões com secretários e fizemos todo o levantamento também daquilo que em 2021, quando a gente se lançou candidato, para que a gente pudesse alcançar aquilo que, não que foi promessa, mas aquilo que a gente discutiu junto à comunidade. Então todo esse levantamento foi feito, de ruas que vão ser pavimentadas, de creches novas que tem que ser construídas, finalizando quase a nova escola do Lajeado Baixo. O terreno para a gente poder implantar aqui o Terminal Urbano que agora está bem adiantado isso também, o abatedouro que foi prometido. Eu digo a palavra prometido, mas talvez não é a palavra certa, mas aquilo que a população espera e aquilo que quando nós montamos o nosso plano de Governo, a comunidade esteve junto também para decidir aquilo que realmente é bom para toda a Comunidade.

Publicidade

Não é interesse de meia dúzia, mas sim interesse de todos os guabirubenses. Nós iniciamos uma obra, tão esperada, na rua Bela vista, tivemos reunião com todos os moradores lá, da troca de tubulação e depois da nova pavimentação também, era uma obra que a população esperava e isso faz 24 anos que foi feito. E hoje a gente percebe a dificuldade dos moradores, e até por ser um morro para as pessoas acessarem suas residências. Então iniciamos lá, nós estamos fazendo, também, o terceiro trecho do Lageado Alto. Já estamos fazendo alargamento da rua, fazendo as travessas para as bocas de lobo, para que depois então a pavimentação de lajota venha dar continuidade. A Francisco Debatin, obra já licitada, aguardando do Governo do Estado a liberação. O trecho que falta ainda do bairro São Pedro, um trecho já foi feito, e agora aguardando também a liberação, já tem empresa licitada para que a gente possa revitalizar todo aquele trecho.


Anderson: Nós temos também a situação do hospital aqui da Guabiruba que está em processo licitatório. O que o senhor pode falar sobre esse assunto?
Valmir Zirke: Eu acredito que até final do mês ou inicio do mês que vem sai a concessão, já foi lançado edital e inclusive nós queremos fazer o hospital pela antiga policlínica. Já reformamos e tem que fazer algumas adequações, a vigilância do Estado, que é do Estado, não do município, ela nos pediu um projeto, inclusive já foi entregue, estamos no aguardo e não tem data para eles analisarem para que a gente possa transferir o hospital para a policlínica para depois, sim, quem for a empresa que vai assumir o hospital, para que a gente possa reformar aquele espaço que hoje é o hospital, para que a gente possa iniciar também aquilo que já tinha no passado, umas pequenas internações, muita coisa que aqui a gente consegue atender e também estender o horário de atendimento do hospital. Então nos próximos dias acredito que vai sair a concessão do hospital e a concessão do restaurante, do parque também para que tenha alguma empresa vencedora que possa explorar aquele espaço, que já é tão procurado e que é mais algo para o município. A gente vê dificuldade em restaurante na nossa cidade, são poucos, e precisamos depois do fechamento do Schumacher, então ficamos com um a menos. Eu acredito que quem for a empresa que vai vencer, tem tudo para dar certo, porque o local é muito bonito, é amplo, tem lugar para estacionamento. Então isso nos próximos dias, se não for esse mês, até ao inicio do mês que vem, deve sair.

Anderson: Prefeito, vamos falar um pouquinho de politica, nós tivemos declarações aí do próprio vice-prefeito, me parece que não tem mais interesse em continuar. E como é que fica essa dobradinha, como é que fica o grupo político que hoje administra a cidade?


Valmir Zirke: Olha o Cledson já falou várias vezes, inclusive na imprensa também, dizendo que não tinha mais interesse, até por falta de tempo. Ele é fisioterapeuta, são as mãos deles que fazem a coisa acontecer e além disso ele tem o Gurman e aí ele vê dificuldade da continuidade dele, isso ele comentou comigo também, inclusive, em uma reunião de empresários que a gente teve também. Então, claro, depois dessa colocação dele, nós iniciamos a procura de um vice que seja da escolha não só do prefeito, mas do PP, é o partido que tem de decidir também que não seja, talvez do PP, que seja do PL, que seja do PSD.

Essa definição ainda não está decidida e eu vejo com naturalidade, se realmente não tem tempo disponível, ai fica difícil para ele também, conseguir ficar lá e aqui, mas a conversa está bem adiantada. Tivemos conversa com empresários da cidade também, onde demonstraram apoio a minha reeleição e isso realmente motiva a gente a dar continuidade nesse trabalho que a gente vem fazendo com muita transparência, com seriedade também. E aí estamos abertos para conversa, inclusive o PSD já está criado no município e tem pessoas ligadas a mim também, que vão estar junto nesse partido porque a gente vê da importância de trazer pessoas novas para a política também, não é? E inclusive em conversa com 5 vereadores, que eu tive na semana passada aqui, a conversa foi mais para dizer aquilo que queremos fazer em 2024, eu digo que política muito pouco se falou aqui, mas que a gente percebe agora o próprio PP, os vereadores, querendo estar junto na reeleição do Zirke, e um deles pode ser o candidato a vice. Isso hoje não está definido ainda.


Olhar do Vale: Certo. O senhor fala do PL, mas o PL andou noticiando que o presidente da Câmara de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco tem interesse em ser candidato a prefeito, essa situação foi apaziguada ou existe um confronto aí?


Valmir Zirke: Até se você ver a a declaração do meu vice, hoje quem ainda toca o PL na Guabiruba, é o Cledson, é o meu vice, toda a prestação de conta do partido, hoje quem responde pelo partido, é ele, ele vai continuar no PL, é uma decisão que não passou por ele, então há algo estranho.


Olhar do Vale: Algo há resolver internamente?
Valmir Zirke
: Isso, há algo estranho nessa situação, mas ele vai continuar no PL e hoje o PL existe ainda na Guabiruba, inclusive meu sobrinho está ligado também ao PL. São eles que respondem pelo PL aqui na nossa cidade ainda. Então eu também li dá vontade do Waldomiro, que é uma decisão dele. Respeito a decisão dele, mas que há algo dentro do PL que está batendo de frente. Então essa conversa vai existir entre eles também. Mas independente disso, eu estou no PP, vou continuar no PP, e tudo pode acontecer, há muita água para correr ainda.


Anderson: O fato é que o senhor é pré-candidato à reeleição?
Valmir Zirke:
Sou pré candidato à reeleição, com certeza, isso digo porque eu senti numa reunião com os empresários, do apoio à minha pessoa, inclusive essa reunião foi primeiro a minha pessoa com os empresários, e uma semana depois, junto com os vereadores e a mesma colocação que tive sozinho nessa reunião, os empresários também colocaram isso para os cinco vereadores da base, que é do apoio à minha pessoa, pré-candidato à reeleição.


Olhar do Vale: Nós teríamos ai então, o PP, o PSD que está se formando e o PL no qual o Vice-prefeito atual está, teria mais algum partido que chegaria junto ali?
Valmir Zirke: Olha me chegou semana passada, que me parece que Marquinhos Habitzreuzer está indo pelo Podemos. Inclusive, vieram me perguntar aqui, já existe esse partido aqui na cidade, parece que ele estava migrando para esse partido, ele procurou pessoas lá de Florianópolis que vieram até aqui me trazer essa informação, então eu não sei. O Marquinho já disse que talvez vai estar junto com o MDB. Se isso realmente é verdade, eu não sei. Já escutei também, talvez que só seria candidato a vereador, mas é uma discussão deles. Se ele já disse que vai estar com MDB, então nem tem muito o que conversar.
Automaticamente, talvez ou a vice ou a vereador, ele deve sair candidato a alguma coisa, não é?

Olhar do Vale: Progressistas contra MDB? Dois candidatos?
Valmir Zirke:
Pode até acontecer três, né? Como já teve outra vez, inclusive, o Marquinhos foi candidato contra mim na última. Então pode, daqui a pouco o PL lançar um, o MDB outro e eu e o PP, então com certeza vamos lançar. Já temos a nominata até de vereadores também, quem vai estar junto conosco.
A coisa está caminhando muito bem agora, graças a Deus. Não acho que a palavra certa seja briga, mas essa discussão daqui para frente só tende a esquentar. A gente sabe como é que a política na cidade. A gente percebe que a política aqui já começou, por tudo que a gente está vendo, o que vem acontecendo na sessão da Câmara, mas que isso faz parte do jogo. Pra mim é tranquilo, para quem já está há quase doze anos, eu vejo isso com naturalidade.


Olhar do Vale: Doze anos na política, o que senhor percebe assim em relação ao município?
Zirke: Eu vejo e eu digo, talvez não só o que eu vejo, mas aquilo que a gente escuta das pessoas e quando a gente está uma reunião em Brusque, dizendo “Oh prefeito como a cidade de você está crescendo, não é?” E para quem está aqui todo dia, talvez não percebe mais tanto. Mas eu digo que muita coisa mudou, muita coisa melhorou, tem muito que fazer e com certeza que se tivesse recursos para tudo, muito mais coisas teriam sido feitas, mas quero dizer que a gente fica feliz em fazer parte dessa história desses anos como vice e agora como prefeito, que a gente deu a contribuição da melhoria que está acontecendo na nossa cidade. Então, eu percebo também e isso a gente percebeu agora, no início deste ano, mais uma vez e quando se lançou o IPTU, como as pessoas já vêm, buscam e querem pagar, porque se vê transparência na administração, se vê um trabalho sério, e quando se faz trabalho sério a população contribui, esse é o resultado que estamos tendo na nossa cidade, a parceria e o trabalho com várias mãos, por isso que as coisas estão dando tão certo aqui na nossa cidade.


Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.