Vórtice ciclônico: Previsão indica chuva persistente e volumosa até domingo (28)


A chuva permanece persistente o longo desta quinta-feira (25) e também dos próximos dias (pelo menos até o domingo 28/01), sendo mais intensa em alguns momentos, ainda pela influência da circulação marítima que é reforçada pela presença de um vórtice ciclônico sobre SC (sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, por volta de 5km de altitude). Devido à persistência da chuva, são esperados volumes acumulados elevados no leste catarinense.

Nesta quinta-feira (25), a chuva se mantém presente ao longo de todo o litoral, porém, com acumulados menos expressivos, se comprados aos dias anteriores, variando entre 30 e 50 mm. O risco para deslizamentos permanece alto, sobretudo nas áreas do Litoral Norte.

Na sexta-feira (26), a chuva permanece persistente em todo litoral, mas sobretudo no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí e áreas próximas. A partir do final da manhã a chuva passa a ocorrer também acompanhada por trovoadas, em especial da Grande Florianópolis ao Sul, resultado do maior aquecimento, aumentando assim os volumes de chuva também para essas regiões. Os volumes esperados para todo o Litoral na sexta-feira (26) variam entre 50 e 75mm, com pontuais que podem superar este valor.

Publicidade

No final de semana o tempo segue instável e a chuva se mantém em todo o litoral, sendo intensa por alguns momentos e com acumulados que superam os 100mm, principalmente no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul.

É sempre importante lembrar que: em caso de chuva intensa, jamais transite em áreas alagadas, atenção redobrada com crianças próximo a rios e ribeirões e não atravesse pontes submersas. Fique atento a qualquer sinal de movimento de terra próximo a sua residência. Em caso de ocorrências ligue para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.