Vinhos para o verão: conheça opções para refrescar o calor escaldante

Vinhos-para-o-verao
Foto: Divulgação

O verão mal começou e as temperaturas já bateram recordes históricos de calor. Com isso, a busca por tudo que possa dar um refresco, é intensa. Para os apreciadores de vinho, esta pode parecer uma época difícil, pois o consumo da bebida é, geralmente, relacionado ao frio. Porém, não se engane: o mercado oferece uma série de opções modernas e refrescantes, perfeitas para serem consumidas sob o sol ardente. 

O prazer de desfrutar de vinhos refrescantes no verão vai além da mera satisfação do paladar; é uma celebração da vida e do momento presente. O ritual de abrir uma garrafa gelada, sentir o aroma frutado se elevar e, em seguida, saborear cada gole enquanto os raios de sol iluminam a paisagem, é verdadeiramente um luxo. E para ajudar a fazer a escolha perfeita, o sommelier Sidney Lucas, parceiro da Enoteca Decanter Blumenau, selecionou cinco opções que fazem parte do portfólio da importadora para mostrar que vinho também se bebe no verão. E no final da lista tem ainda uma novidade! Confira:

Luigi Bosca Riesling Las Compuertas 2022

Publicidade

Um dos poucos vinhos argentinos feitos com essa grande uva! Produzido a partir de um vinhedo com mais de 60 anos, exibe aroma típico e elegante, de cítricos como limão e lima, rosa, pêssego e mineral. Seco de acidez vigorosa, com ótima persistência. Perfeito para os dias quentes por ser um riesling de corpo mediano, o que permite consumi-lo a temperatura mais baixa. Sua acidez “crocante” o torna ainda mais interessante por combinar com pratos adequados às altas temperaturas do verão, como ostras frescas ou ceviche.

Arrogant Frog Tutti-Frutti Branco 2021

Toda a irreverência francesa é expressada na linha Arrogant Frog, do genial Jean-Claude Mas, com vinhos impecavelmente equilibrados que flertam com o Novo Mundo. Coloração limão claro e nariz cítrico, tropical e também de ervas e flores. Macio e bem integrado na boca, muito fácil de beber. Levíssimo, a ponto de poder ser consumido bem geladinho – além do fechamento por tampa de rosca, que permite abri-lo facilmente à beira da piscina ou na praia.

Luigi Bosca Rosé is a Rosé 2022

Um rosé muito charmoso, com coloração rosa tênue e reflexos acobreados. Aroma muito fresco e delicado de cerejas, morangos, pêssegos, pétalas de rosa. Leve na boca, franco, com acidez vibrante e final elegante e refinado. É um clássico para dias e noites quentes e também é super “gastronômico”, capaz de acompanhar desde uma pizza a pratos mais elaborados, à base de peixes frescos ou frutos do mar.

Hermann Espumante Nature Lírica Crua

Se o assunto é calor, não se pode esquecer dos espumantes – e este não é qualquer um! Lírica Crua é um espumante para altíssima gastronomia e, sem dúvidas, o mais versátil de todos por conter as leveduras ainda misturadas ao espumante. Esta característica lhe confere maior corpo e estrutura, tornando-o apto a acompanhar desde carnes vermelhas grelhadas a uma bela e intensa moqueca capixaba. O Lírica Crua foi o primeiro espumante no seu estilo a ganhar os grandes mercados e seu visual chama a atenção com a típica turbidez e bolhas muito finas. Aromas focados em frutas cítricas, pêra, maçã, pão tostado e fermento. Na boca exibe um conjunto seco, austero, com bela cremosidade e longo final. 

Luis Cañas Rioja Tinto Tempranillo Viura 2021

E quem disse que tintos não combinam com calor? Sabendo escolher, podem ser uma combinação perfeita! Prefira os vinhos leves, sem madeira e com pouco tanino para poder consumi-lo a temperatura de geladeira. É o tanino que reage a baixas temperaturas e deixa uma sensação de maior “agressividade”, portanto, se o vinho tiver pouco tanino, não há problema em bebê-lo mais fresquinho. Este Luiz Cañas traz uma proposta acessível e fácil de beber, é muito fresco no nariz, com aromas de morangos, ameixas, toques florais e de ervas. Médio corpo, suculento e com taninos macios. 

DICA EXTRA: Hermann Espumante Bossa Bellini N6

O verão é época para bebidas “alegres”, permitindo destaque aos coquetéis. E uma das tendências é, justamente, o consumo de coquetéis engarrafados, prontos para consumos. O Bellini é um coquetel elegante e refrescante, tradicionalmente feito com uma mistura de polpa de pêssego e espumante. É refrescante na medida e muito versátil à mesa, harmonizando bem com iguarias como canapés com salmão defumado sobre torradas; queijos brie, camembert ou de cabra; e petiscos crocantes e leves, como batatas chips de qualidade ou torradas com azeite e ervas. 

A Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.