A Vigilância Sanitária de Guabiruba lançou, neste mês de setembro, uma campanha a fim de informar a população da cidade acerca de suas competências e conscientizar de acordo com o Código Sanitário Municipal.
Como integrante do SUS, a Vigilância Sanitária, que faz parte da Secretaria de Saúde, tem o propósito de promover a segurança sanitária e contribuir para a melhoria da saúde da população de Guabiruba.
A pasta tem como responsabilidade fiscalizar os estabelecimentos sujeitos à ação de vigilância sanitária; promover palestras e capacitações para o conhecimento e, como consequência, mudanças nas atitudes e no comportamento da população diante dos problemas sanitários, melhorando as condições diretas e indiretas de saúde. Também controla os riscos de produtos e serviços de interesse da saúde, que é feito através da fiscalização de amostras.
Serviços prestados pela Vigilância Sanitária:
- Emissão de Alvará Sanitário de estabelecimentos;
- Emissão de Habite-se Sanitário;
- Emissão de Alvará de Evento;
- Vistoria de estabelecimentos;
- Vistoria de veículos de transporte de alimentos/material biológico humano;
- Vistoria de sistemas hidrossanitários;
- Fiscalização de produtos e serviços de interesse da VISA;
- Atendimento a denúncias;
- Dispensação de receituários de medicamentos controlados;
- Monitoramento e controle da qualidade da água de abastecimento público;
- Orientação aos setores regulados e à população.
Durante todo o mês de setembro será realizado um trabalho de conscientização dos cidadãos sobre a importância de sua vigilância. A proposta da Vigilância Sanitária de Guabiruba é ter o cidadão guabirubense como um grande parceiro da cidade.
Mais informações podem ser encontradas na Lei Municipal nº 1539/2016, que institui o Código Sanitário Municipal, que estabelece normas de saúde em vigilância sanitária e dá outras providências, ou entrando em contato com a Vigilância Sanitária pelo WhatsApp (47)99137-6068 ou telefone (47)3308-3122. E-mail [email protected]. A Vigilância fica localizada na Rua Arthur Baumgartner, Imigrantes, anexo à Policlínica e Secretaria de Saúde.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.