Vigilância Epidemiológica confirma primeiro caso importado de Dengue em 2020


A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) confirmou nesta segunda-feira (27) o primeiro caso de Dengue em Brusque em 2020. Está constatado que a paciente, uma mulher de 46 anos, moradora do bairro São Pedro, contraiu a doença na cidade de Aparecida (SP), onde esteve no final de dezembro. Durante a viagem, ela apresentou os sintomas ainda em São Paulo, recebendo o primeiro atendimento médico no Paraná.

Ao retornar a Brusque, foi hospitalizada e colhida amostras que foram enviadas a DIVE, que investigou o caso e chegou a conclusão que trata-se de mais um caso importado da Dengue. A mulher, após medicada e tratada, não corre nenhum risco.

Segundo a Diretora da Vigilância em Saúde, Alícia Maria de Andrade Fagundes, após os o diagnóstico prévio, todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos pela equipe de Combate a Endemias do município. “Realizamos os chamados bloqueios epidemiológicos, onde imóveis foram vistoriados em um raio de 300 metros da residência, não sendo encontrado larvas do mosquitos. Porém queremos alertar a população sobre a necessidade de redobrar a atenção com a água parada, principalmente agora nesta época de chuvas de verão”, detalha.

Publicidade

Desde o início do ano, Brusque tem 11 casos suspeitos de Dengue. Além da confirmação da doença na moradora do bairro São Pedro, oito estão sendo investigados e dois foram descartados.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.