PUBLICIDADE

Vereadores mirins debatem sobre notícias falsas, acessibilidade e inclusão na sessão desta segunda-feira

No início da sessão os vereadores mirins trouxeram diversos assuntos pertinentes e latentes à sociedade para a tribuna. Entre os temas abordados pelos estudantes estão a violência doméstica, especialmente violência contra as mulheres. Predominou a discussão sobre a circulação de Fake News na sociedade, trazendo à tona as notícias falsas que circularam no dia do atentado à creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau. O uso excessivo dos celulares e as consequências nocivas na saúde do indivíduo também foram abordados. A acessibilidade na cidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas também foram temas discutidos pelos alunos nos pronunciamentos e nos requerimentos.

Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins fizeram a discussão e votação dos requerimentos de N°s 24 de 2023 e dos N°s 28 ao 36 de 2023. Nos seus requerimentos também fizeram reivindicações em relação a melhorias de acessibilidade e de segurança nas escolas, além da inclusão de pessoas com deficiência. Todos os documentos foram aprovados.

A próxima sessão mirim será realizada no dia 8 de maio, a partir das 15 horas, no Plenário. 

Confira os requerimentos aprovados:

Requerimento 24/2023 –   “A Vereadora Mirim Júlia Schroeder Lauschner requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de disponibilizar aulas de Libras como matéria suplementar e/ou eletiva nas escolas de Blumenau. O pedido se faz necessário tendo em vista que se deve ter maior inclusão do deficiente auditivo na sociedade, permitindo assim uma melhor compreensão da comunicação por libras de maneira cada vez mais abrangente”. 

Requerimento 28/2023 – “A Vereadora Mirim Ashley Dias Sell Schuttel requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de solicitar conserto do alambrado que cerca o terreno da Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves, no bairro Fidélis rua Denis Diderot nº 125. O pedido se faz necessário tendo em vista que o alambrado encontra-se danificado em vários pontos e seu conserto traria mais segurança para a comunidade escolar”.

Requerimento 29/2023 – “O Vereador Mirim Samuel Velho Pereira Meira requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de implantação de câmeras de vigilância na Escola de Educação Básica Bruno Hoeltgebaum. O pedido se faz necessário tendo em vista que apesar da escola possuir algumas câmeras, elas são velhas e não funcionam, assim com a implantação de novas câmeras de vigilância espalhadas pela escola os alunos terão maior segurança.”

Requerimento 30/2023 – “A Vereadora Mirim Helen da Rocha Duarte de Almeida requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de se viabilizar palestras acerca do tema violência doméstica e saúde emocional nas escolas do município. O pedido se faz necessário tendo em vista um grande número de mulheres que sofrem violência, seja ela física, verbal ou psicológica, e que precisam de ajuda para denunciarem seus agressores, e não o fazem por medo ou represálias. As palestras seriam realizadas com o intuito de ajudar pessoas que se encontrem nessa situação bem como orientar todo grupo escolar acerca dessa demanda.”

Requerimento 31/2023 –  “O Vereador Mirim Dídio João Pereira requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de reformar a cerca de arame que delimita o terreno da Escola Básica Municipal Visconde de Taunay. O pedido se faz necessário tendo em vista que a cerca está desgastada e em muitas partes desatadas, nos locais em que delimitam a área do bosque a escola, o que pode comprometer a segurança dos alunos referente a facilidade de terceiros entrar no terreno escolar.”

Requerimento 32/2023 –  ” A Vereadora Mirim Letícia Varela Oecksler requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de que se faça a roçagem do mato na Rua Júlio Michel, especificamente perto do Duna Atelier Fábrica. O pedido se faz necessário tendo em vista que por falta de calçadas, os pedestres andam na estrada, o que pode gerar acidentes. Além de que há o risco de que animais perigosos ataquem quem passa por lá. Essa falta de cuidado do poder público compromete a segurança pública e a mobilidade urbana.”

Requerimento 33/2023 – “A Vereadora Mirim Fernanda Piske Matoso requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de viabilizar questões relacionadas à melhoria da acessibilidade na Escola Básica Municipal Machado de Assis. O pedido se faz necessário tendo em vista que as pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção, tem o direito de se sentirem confortáveis e seguras, em qualquer ambiente que frequentam, inclusive no ambiente escolar.”

Requerimento 34/2023 –  “O Vereador Mirim Eduardo Lima da Costa Pereira requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências às Secretarias Estadual e Municipal de Educação, no sentido de promoção de palestras e seminários acerca do tema autismo. O pedido se faz necessário tendo em vista que abril é o mês do autismo, então a realização de campanhas/palestras e seminários serviria para mostrar e conscientizar os alunos das escolas municipais, estaduais e privadas sobre a relevância do tema”.

Requerimento 35/2023 – “O Vereador Mirim Eduardo Lima da Costa Pereira requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de revitalizar as pinturas (sinalizações horizontais) em toda extensão da Rua Água Branca. O pedido se faz necessário tendo em vista que as sinalizações existentes estão apagadas/desgastadas, em quase toda sua extensão, desde o seu começo na rotatória com a Rua General Osório até o seu fim na ligação com a Rua Bahia.”

Requerimento 36/2023 – “O Vereador Mirim César Augusto Hilgert requer à Mesa Diretora Mirim que, após ouvido o Plenário, encaminhe pedido de providências no sentido de estudar a possibilidade de demolir a casa abandonada localizada atrás da Escola de Educação Básica João Durval Müller, no final da rua Carl Kaun. O pedido se faz necessário tendo em vista que a casa está em péssimo estado de conservação, e há relatos de que pessoas têm ocupado o espaço para finalidades diversas, trazendo riscos à comunidade escolar. “

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE