Vereadores fazem visitas fiscalizatórias nas UBS de Brusque

Vereadores chegam à UBS Paquetá, por volta das 6h30 do dia 6 de junho, e encontram mulher aguardando atendimento. Foto: Talita Garcia/Imprensa Câmara Brusque.

As primeiras visitas fiscalizatórias que a Comissão Especial de Saúde da Câmara Municipal fez a Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram o foco do pronunciamento do vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), na sessão ordinária desta terça-feira, 6 de junho. Na manhã da mesma data, ele, André Batisti, o Deco (PL), Jean Dalmolin (Republicanos), Marlina Oliveira (PT) e Nik Imhof (MDB) foram recepcionados nas UBS Águas Claras e Poço Fundo pelas enfermeiras-chefes dessas unidades.
Segundo Cacá, no Poço Fundo os vereadores identificaram “um local pequeno, muito bem cuidado, porém com alguns problemas estruturais” de fácil solução, como a falta de tomadas e o refluxo de esgoto no banheiro da sala de atendimento da enfermeira-chefe. “É um problema que está sendo pedido pra resolver há mais de um ano”, criticou.
No Águas Claras, outras questões foram avaliadas. “Uma boa notícia que tivemos foi que o posto recebeu ontem uma terceira médica. No Águas Claras, tinha muita reclamação quanto à falta de médicos e agora tem três médicos”, comentou o vereador.
“A gente viu muitas coisas erradas de fácil solução, outras nem tanto, mas também muitos profissionais competentes e comprometidos. Fomos muito bem recebidos. Ficamos preocupados com algumas coisas, mas felizes com os pontos positivos. A gente tem que cobrar, mas as coisas boas têm que ser mostradas”, disse.
Entre as 6h e as 8h, a comissão esteve também nas UBS Paquetá e Santa Luzia, a fim de averiguar a ocorrência de filas antes do horário de abertura dessas unidades. “A gente foi cedo para conseguir falar com a população, porque tem muita reclamação que para pegar a ficha [de atendimento] tem que chegar muito cedo”, explicou o parlamentar.

“Vacina salva vidas”
Antes de concluir, Cacá contou que ele, seu assessor de gabinete e Marlina foram vacinados contra a gripe na UBS Águas Claras, e procurou conscientizar a população para a importância da vacinação: “Eu sou um cara que acredita na Ciência. Nós temos que acreditar na Ciência, em quem estuda, nos doutores de verdade, cada vez mais, e cada vez menos nos doutores do WhatsApp. Vamos se vacinar. Vacina salva vidas”.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.