Vereadores de Blumenau definem bloco parlamentar e composição das comissões permanentes e especiais

Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

Na primeira Sessão Ordinária de 2023, realizada na tarde desta quinta-feira (2), no Plenário, os vereadores indicaram a formação de um bloco parlamentar para este ano.

Os partidos Podemos, PP, União Brasil, Solidariedade, Novo, PT, PL, PSD, PSDB e Cidadania formam o bloco que tem o vereador Jovino Cardoso (Solidariedade) como líder e o vereador Ailton de Souza – Ito (PL) como vice-líder. 

O vereador Gilson de Souza (Patriota), não integra o bloco parlamentar. O vereador Jovino Cardoso (Solidariedade) segue na função de líder do governo na Câmara.

Publicidade

Os vereadores ainda indicaram os líderes das bancadas em caso de dissolução do bloco parlamentar. A federação PSDB/Cidadania terá o vereador Bruno Cunha como líder e o vereador Maurício Goll como vice-líder.

A liderança da bancada do Novo ficará a cargo do vereador Emmanuel Tuca, com o vereador Diego Nasato na função de vice-líder.

A bancada do Podemos terá a vereadora Cristiane Loureiro como líder e a vereadora Angela Simão como vice-líder

O vereador Cezar Campesatto será o líder da bancada do União Brasil, com o vereador Carlos Wagner – Alemão como vice-líder.

Comissões Permanentes

As comissões legislativas permanentes também foram formadas nesta primeira Sessão Ordinária. As comissões examinam o mérito e a constitucionalidade dos projetos em tramitação e emitem pareceres sobre essas matérias. A composição das comissões leva em conta a representatividade partidária.

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final terá o vereador Jovino Cardoso (SD) na função de presidente, o vereador Adriano Pereira (PT) como vice-presidente e o vereador Emmanuel Santos – Tuca (Novo como relator. Os vereadores Cezar Campesatto (União) e Sylvio Zimmermann (PSDB) serão os membros da Comissão. A CCJ se reúne às terças-feiras, às 13h30, na Sala das Comissões.

Já a Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização será presidida pelo vereador Ailton de Souza – Ito (PL). O vereador Maurício Goll (PSDB) ocupará a vice-presidência da Comissão e o vereador Diego Nasato (Novo) será o relator. Os membros da Comissão serão a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e o vereador Carlos Wagner – Alemão (União). Às terças-feiras, às 14h30, a Comissão se reúne na Sala das Comissões para apreciar as matérias em pauta.

A Comissão de Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Saúde Pública e Assistência Social terá como presidente o vereador Bruno Cunha (Cidadania), a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) como vice-presidente e a vereadora Angela Simão Hoemke como relatora. As reuniões da comissão acontecem às quintas-feiras às 13h30.

O vereador Cezar Campesatto (União) será o presidente da Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Inovação, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil. Os vereadores Carlos Wagner (União) e Silmara Miguel (PSD) ocuparão as funções de vice-presidente e relator, respectivamente. A Comissão se reúne sempre às quintas-feiras às 14 horas.

Já a Comissão de Turismo, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Meio Ambiente e Agricultura terá como presidente o vereador Maurício Goll (PSDB), o vereador Gilson de Souza (Patriota) como vice-presidente e o vereador Carlos Wagner (União) como relator. A comissão se reúne às quintas-feiras às 14h30.

A Comissão Permanente de Defesa Civil terá como presidente o vereador Carlos Wagner (União), como vice-presidente a vereadora Silmara Miguel (PSD), como relator o vereador Maurício Goll (PSDB) e membros o vereador Adriano Pereira (PT) e a vereadora Angela Simão Hoemke (Podemos).

Comissões Especiais

Entre as comissões especiais, a Comissão de Análise às Emendas ao Regimento Interno terá como presidente o vereador Ailton de Souza – Ito (PL), como vice Diego Nasato (Novo) e Silmara Miguel (PSD) como relatora. São membros da comissão os vereadores Bruno Cunha (Cidadania), Carlos Wagner (União), Cezar Campesatto (União) e Jovino Cardoso (SD).

Já a Comissão de Análise às Emendas à Lei Orgânica será presidida pelo vereador Ailton de Souza – Ito (PL), com Cezar Campesatto (União) na vice-presidência e Maurício Goll (PSDB) na relatoria. Os vereadores Diego Nasato (Novo), Emmanuel Santos – Tuca (Novo), Jovino Cardoso (SD) e Sylvio Zimmermann (PSDB) são membros.

A Comissão Especial de Análise de Concessão de Títulos Honoríficos terá Adriano Pereira (PT) na presidência, Silmara Miguel (PSD) na vice-presidência e Ailton de Souza – Ito (PL) na relatoria. São membros os vereadores Angela Hoemle (Podemos), Cristiane Loureiro (Podemos), Cezar Campesatto (União) e Gilson de Souza (Patriota).

Frentes Parlamentares 

A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para os Pequenos Empreendedores do Município de Blumenau tem como presidente Cezar Campesatto (UNIÃO BRASIL), vice-presidente Diego Nasato (NOVO) e relator, Sylvio Zimmermann (PSDB).

Já a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Habitação e Regularização Fundiária do Município de Blumenau terá como presidente a vereadora Silmara Silva Miguel (PSD), como vice-presidente o vereador Emmanuel Tuca (NOVO) e como relatores Adriano Pereira (PT), Cezar Campesatto (UNIÃO BRASIL) e Maurício Goll (PSDB).

A Frente Parlamentar em Defesa da Apicultura e Meliponicultura será presidida pelo vereador Adriano Pereira (PT), e terá como vice-presidente Maurício Goll e o parlamentar Sylvio Zimmermann (PSDB) como relator.

Conselho de Ética

Os titulares do Conselho de Ética 2023/2024 serão: Emmanuel Tuca (NOVO), como presidente; Jovino Cardoso (SD), como vice-presidente; Diego Nasato (NOVO), Cezar Campesatto (UNIÃO BRASIL) e Silmara Miguel (PSD), como relatores. Tendo como suplentes os vereadores: Gilson de Souza (PATRIOTA), Adriano Pereira (PT), Bruno Cunha (CIDADANIA) e Carlos Wagner- Alemão (UNIÃO BRASIL).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.