

As mortes ocasionadas por afogamento no verão de 2013/2014 exigiram do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque uma medida de contingência. Só de 15 de dezembro até 15 de janeiro deste ano, foram quatro vidas perdidas por pessoas que procuravam se divertir nas águas do rio que passa pelo município. Na época, o já comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, correspondente a cidade, tenente BM Hugo Manfrim Dalossi, organizou uma espécie de ronda diária nos pontos tradicionais de banho do Rio Itajaí Mirim.
Essas rondas consistiam na verificação periódica, uma ou duas vezes por dia, de uma guarnição de socorristas, aos locais em que ocorria a presença de banhistas. Por conta do perigo apresentado, os militares solicitavam que as pessoas saíssem dali e optassem por parques aquáticos ou locais onde existiam guarda-vidas.
O tempo passou e já estamos nós rodeados de altas temperaturas. Junto disso, tem a proximidade com a estação mais quente do ano. E para evitar que mais vidas sejam ceifadas, os bombeiros de Brusque já começam a organizar as rondas novamente, durante toda a temporada.
Para saber a respeito, Olhar do Vale entrevistou o tenente Dalossi. Confira:
Olhar do Vale: as rondas serão retomadas em 2014, tenente?
Hugo Manfrim Dalossi: sim. E a nossa preocupação é de tentar evitar que ocorram óbitos por afogamento, como as que ocorreram no último verão. Apenas no período compreendido entre 15 de dezembro e 15 de janeiro, foram quatro mortes por afogamento. Então, a nossa intenção é de começar esse trabalho de prevenção no Rio Itajaí Mirim em meados de dezembro. Lembrando que não é serviço de guarda-vidas, mas, sim de orientar as pessoas a saírem desse local que não é apropriado para banho, pois, possuí muitos riscos, como correnteza, profundidade variável, galhos, pedras, entre outros.
ODV: em caso de recusa das pessoas de deixar o local. Qual o procedimento que será adotado?
HMD: infelizmente não podemos fazer nada, pois, não é proibido nadar no rio. Mas acredito que as pessoas atenderão nossas orientações.
ODV: as rondas serão feitas em quantos turnos?
HMD: olha, vai depender das condições do tempo. Se estiver quente e com sol, intensificaremos as prevenções.
Então, já sabe! Cuidado neste verão, para que você tenha muitos pela frente.
Imagem: bombeiros de Brusque
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.