Veja como foi a volta do Carnaval em Santa Catarina após dois anos sem desfiles

Ala de uma das escolas de samba trazia entre as alegorias a bandeira do Estado de SC / Foto: Ricardo Trida / SECOM

Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, o Carnaval está de volta para as passarelas de Santa Catarina. Foi o que aconteceu em Florianópolis e Joaçaba, as duas maiores festas catarinenses no período, além de várias outras cidades catarinenses.

O governador Jorginho Mello prestigiou a festa da cidade do Meio-Oeste, região em que nasceu e residiu muitos anos da sua vida, desde a infância. O Carnaval de Joaçaba e Herval d’Oeste, cidade que desfila em conjunto no sambódromo montado na Avenida XV, recebeu R$ 500 mil de apoio do governo do Estado.

“O Carnaval chegou em Santa Catarina e o Governo do Estado está junto para garantir também segurança nas estradas e no convívio entre as pessoas. Recebam meu abraço, o governo quer cuidar das pessoas”, disse o governador Jorginho.

Publicidade

Os desfiles não acabam no sábado. Em Joaçaba, as escolas de samba voltam a desfilar nesta segunda-feira. E no Carnaval em Florianópolis esta segunda-feira terá a apuração dos votos das escolas que desfilaram a partir das 16h na Passarela Nego Quirido.

Joaçaba e Herval em festa

Joaçaba (SC), 18/02/2023 - O Governador Jorginho Mello acompanhou o Desfiles das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval D' Oeste na noite deste sábado (18)
Foto: Eduardo Valente / SECOM

::: Veja a galeria completa com todas as fotos aqui

Os desfiles das escolas Vale Samba, Acadêmicos do Grande Vale e Unidos do Herval aconteceram no sábado (18) e voltam a ser realizados nesta segunda-feira (20), a partir das 21h.

A Vale Samba foi a primeira a desfilar, seguida pela Acadêmicos do Grande Vale e o desfile se encerrou com a apresentação da Unidos do Herval. Nessa segunda, a Unidos abrirá os desfiles, depois a Acadêmicos e encerrando com a Vale Samba.

A Vale Samba se apresentou com o samba-enredo “Gran Cirque Universal” e trouxe a magia do circo para a passarela.

Já a Acadêmicos do Grande Vale fez uma homenagem à agricultura familiar, setor que é responsável por grande parte da economia do meio oeste catarinense com o desfile intitulado “A Acadêmicos exalta o homem e a mulher do campo e festeja o solo sagrado”.

A Unidos do Herval levou para a avenida um desfile criativo intitulado “Em Construção”, homenageando os trabalhadores da construção civil e as grandes obras realizadas durante toda a história da humanidade.

Florianópolis colorida

18/02/2023 – Florianópolis – Carnaval, desfile das escolas de samba na passarela Nego Quirido
Foto: Ricardo Trida / SECOM

::: Veja a galeria completa com todas as fotos aqui

O desfile das escolas de samba em Florianópolis do Carnaval 2023 agitou o sábado (18) e a madrugada de domingo (19). O evento na passarela do Complexo Nego Quirido, no Centro da Capital, teve como novidade nesse ano um desfile maior, com dez escolas na disputa pelo título. Por ser um momento de retomada pós-pandemia, nenhuma escola pode ser rebaixada.

Outra novidade de 2023 é que as escolas de samba de Florianópolis receberam notas de jurados do Rio de Janeiro, profissionais experientes e habituados a avaliar os maiores desfiles do Brasil.

O desfile da Capital, que envolve escolas de São José e Palhoça, é organizado pela Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis), com as escolas de samba filiadas,  parceiros públicos e privados.

As exigências para participar mobilizaram as comunidades da cidade desde o ano passado. Cada escola precisou trazer para a passarela um mínimo de 900 componentes. A composição total precisa também de: 120 na bateria, 30 baianas, o mínimo de 10 e o máximo de 15 na comissão de frente, além de dois casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Nesta segunda-feira, será realizada a apuração dos votos das escolas que desfilaram. É a partir das 16h na Passarela Nego Quirido. As arquibancadas terão acesso livre, inclusive para alimentos e bebidas.

Veja o enredo que cada escola trouxe para a passarela:
Jardim das Palmeiras – Enredo: “Ribalta Josefense! O Teatro Brasileiro em Cena no Adolpho Mello”
Império Vermelho e Branco – Enredo: “Urihi: a terra floresta pede socorro”
Acadêmicos do Sul da Ilha – Enredo: “Na voz de um torcedor: Avaí, a Lenda de um Campeão”
Nação Guarani – Enredo: “Massiambú – Paraíso Místico Guarani”
União da Ilha – Enredo: “Ô Mané, que festa é essa? É o Dazaranha mostrando ao mundo que um dia lindo a gente faz!”
Os Protegidos da Princesa -Enredo: “Mil Faces de um Homem Leal”
Dascuia – Enredo: “Africanidades Catarinenses”
Consulado – Enredo: Magamalabares
Unidos da Coloninha – Enredo: Nego Quiridu, Palco de Eternos Carnavais
Embaixada Copa Lord – Enredo: “Orocongo do Gentil”

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.