Vale europeu vai ganhar um novo roteiro de ciclo turismo

Mirante do Morro São José (Guabiruba)
Mirante do Morro São José (Guabiruba)

O Vale Europeu Catarinense terá um novo roteiro de cicloturismo. O projeto do Circuito do Parque Nacional da Serra do Itajaí foi apresentado em reunião do Conselho Intermunicipal de Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

O circuito percorrerá 267 quilômetros, em seis trechos, pelas cidades que margeiam o parque nacional. Ao todo, serão mais de 5 mil metros de escalada e de descida em todo o trajeto. Integrarão o roteiro os municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

“A criação deste novo circuito vai promover o desenvolvimento econômico para os nossos empreendedores locais, e representa até mesmo uma oportunidade para os proprietários de terras que pertencem ao Parque Nacional e que ainda não foram indenizados. O turismo é uma forma de valorizar a região, especialmente por meio do ecoturismo, que promove desenvolvimento regional sustentável”, comenta Arlete Regilene Scoz, gestora do setor de Cultura e Turismo do CIMVI.

Publicidade

A implantação do circuito está em fase final de desenvolvimento, com a elaboração do material gráfico para divulgação e instalação das 116 placas de sinalização ao longo de todo o trajeto. O roteiro foi elaborado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A instalação e manutenção do circuito será custeada por meio de rateio entre os municípios que integram o roteiro.

A previsão é de que o novo atrativo esteja operando até o final de 2022.

O Circuito

Circuito de Cicloturismo do Parque Nacional da Serra do Itajaí

Pensado para ser um circuito de alta complexidade, o roteiro de Cicloturismo do Parque Nacional da Serra do Itajaí terá uma extensão total de 267,1 quilômetros. Serão 5.114 metros de escalada e 5.111 metros de descida. O circuito será autoguiado e dividido em seis etapas. Caberá ao ciclista escolher a melhor forma de executar o trajeto, por onde começar e por onde terminar. Os trechos do circuito e suas respectivas extensões serão:

  • Blumenau-Indaial-Ascurra-Apiúna (59,6 km)
  • Apiúna-Presidente Nereu (46,5 km)
  • Presidente Nereu-Vidal Ramos (34 km)
  • Vidal Ramos-Botuverá (60 km)
  • Botuverá-Guabiruba (32,1 km)
  • Guabiruba-Gaspar-Blumenau (35,5 km)

O Parque da Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI) é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada por decreto em 2004 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O PNSI localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, com uma área de 56,9 mil hectares.

Ao todo, nove municípios integram o parque: Apiúna, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos.

O CIMVI

O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) é uma autarquia pública multifinalitária onde 15 municípios são consorciados atualmente. Os principais serviços prestados às cidades são a gestão do turismo da região do Vale Europeu, a implementação do programa de Licenciamento Ambiental otimizado entre os municípios, o serviço de Educação Ambiental e a Valorização de Resíduos Sólidos, através do projeto ‘Parque Girassol’ e o programa ‘Vale Muito Cuidar’.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.