Trabalhos do Samae são escolhidos para serem apresentados em congresso nacional


O Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizado há 32 anos pela Associação de Engenheiros da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (AESabesp), selecionou dois trabalhos técnicos do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque para serem apresentados durante o evento, que acontece entre os dias 14 e 16 de setembro.

Um dos trabalhos é o case Modelagem Hidráulica do Sistema de Distribuição de Água de Brusque, de autoria do engenheiro sanitarista e diretor de Expansão do Samae, Eduardo Fernandes. O modelo hidráulico simula, através de software computacional, toda a rede de água tratada existente na cidade, sendo possível criar diversos cenários e estudos para solucionar problemas da operação do sistema, desenvolver projetos e a determinar a projeção futura de crescimentos e investimentos necessários.

Já o segundo estudo a ser apresentado neste que é o maior evento de saneamento da América Latina é de autoria da engenheira Mylena Rubituci, chefe do setor de Gestão Ambiental da autarquia. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae (Cogemas), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Brusque, que possui o objetivo de buscar vazamentos de água tratada no interior de instituições públicas municipais de ensino.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

O diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo, afirma que ter dois servidores da companhia mostrando projetos que foram sucesso em âmbito local demonstra o prestígio da autarquia brusquense a nível nacional.

“Pra nós é uma honra. Com essa troca de experiências, outras companhias poderão adaptar estes nossos projetos para as suas realidades locais”, enfatiza o gestor. “Da mesma forma, nós poderemos nos inspirar em ideias que deram certo em outras cidades para aplicar aqui em Brusque”, finaliza.

A escolha dos trabalhos foi divulgada pela entidade organizadora no último dia 12 de julho.

Fenasan

Além do Congresso, também acontecerá paralelamente a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. A Fenasan tem como objetivos principais o fomento e a difusão da tecnologia empregada no setor de saneamento ambiental, bem como a troca de informações, a demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e de segmentos correlatos.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.