Brusque – Uma mulher que é sócia proprietária de uma empresa em Brusque esteve na Delegacia de Polícia Civil de Brusque durante esta sexta-feira (3) para denunciar uma modalidade de crime pouco habitual no município. De acordo com o que ela relatou, por meio de boletim de ocorrência, para o plantão policial da DP, todos os arquivos existentes no banco de dados de seu estabelecimento foram bloqueados no servidor.
Dando indícios de que alguém invadiu o sistema, na tela do computador apareceu uma mensagem avisando que as informações haviam sido criptografados e que para que os arquivos fossem recuperados a mulher teria de pagar US$ 3 mil.
Não dando ouvidos para o aviso, a vítima contratou um técnico de informática para tentar recuperar algum tipo de dado no sistema. Ele realizou um backup do software de gestão da empresa até o dia 30 de abril. Porém, a movimentação financeira e de todos os cartões pontos dos funcionários não foi reavida. A ocorrência foi registrada para que ela não sofra sanções fiscais.
por Wilson Schmidt Junior
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.