SINTRICOMB realiza palestra sobre câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa

Foto: Divulgação

Vencer o câncer de mama é possível. Foi com essa mensagem que a professora e escritora Loriane Fürbringer Dalcastgne ministrou palestra a um grupo de mulheres na noite de segunda-feira, 24. A fala ocorreu o auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), em alusão à campanha Outubro Rosa. O evento foi organizado pelo setor de saúde do sindicato.

Na oportunidade, Loriane relembrou toda a situação que envolveu a descoberta da doença, em um exame de rotina. Ela disse que, por orientação médica, realizou o procedimento e acabou por detectar a doença. Daí em diante, houve um período de desespero até se conscientizar que havia chance de cura, devido ao diagnóstico precoce.

“Se conseguirmos enfrentar com positividade, mesmo nos momentos difíceis, faz toda a diferença no tratamento. E posso falar com propriedade, porque consegui fazer assim: trata-se de enfrentar com leveza”, pontua ela.

Publicidade

Loriane foi diagnosticada com câncer de mama aos 35 anos de idade. A luta diante da doença culminou com um livro, no qual aborda todos os passos desse processo. O apoio da família, as sessões de tratamento, a busca por informações a respeito do tema, tudo foi fundamental para que pudesse superar e vencer.

A luta contra o câncer de mama rendeu um livro escrito por ela. A obra, intitulada intitulado “O lado colorido da dor”, foi escrita em um ano, traz 15 capítulos, cada um com destaque para uma cor, que simboliza a luta travada contra a doença até a superação. O trabalho foi lançado este mês, por conta das ações do Outubro Rosa. Parte da arrecadação com as vendas dos exemplares será destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, apoiar e realizar ações de prevenção vão ao encontro da atuação da entidade, que tem forte trabalho nas questões de segurança e saúde.

“Embora nosso setor seja de maioria masculina, são trabalhadores que têm mães, esposas, filhas e isso justifica realizarmos um evento como este, como foco na prevenção da doença”, destacou ele.

Ao final da palestra, foi realizado um sorteio de brindes às participantes, além de um coffe breack para troca de experiências e bate papo sobre o assunto.

O evento também teve emoção forte, com depoimento da funcionária do sindicato, Katia Regina Martins, que está travando batalha contra um tipo raro de câncer.

“Não sei se vou escrever um livro, como você, mas tenho fé que vou vencer”, disse ela.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.