Sessão Itinerante da Câmara de Blumenau reúne mais de 170 pessoas na região das Itoupavas


A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta quarta-feira (23), a sexta Sessão Itinerante do ano. A sessão, que foi realizada no Clube de Caça e Tiro Esportivo e Cultural União, reuniu mais de 170 pessoas e serviu para discutir melhorias na região dos bairros Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava.  Estiveram presentes o presidente da Câmara de Blumenau, vereador Almir Vieira (PP), o vice-presidente do Poder Legislativo, vereador Maurício Goll (PSDB), o primeiro secretário da Câmara, vereador Ailton de Souza – Ito (PL) e a segunda secretária da Câmara Municipal, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos). 

Também participaram os vereadores Adriano Pereira (PT); Professor Gilson de Souza (Patriota); Rodrigo Marchetti (PSD); João Beltrame (Podemos); Diego Nasato (Novo); Carlos Wagner – Alemão (União Brasil); Cezar Campesatto (União Brasil); Gustavo de Oliveira – Gugu (PSDB); Bruno Cunha (Cidadania) e Jovino Cardoso (SD). Também estava presente o secretário municipal de Obras, Michael Maiochi, ex-vereadores, entre outras autoridades, comunidade e homenageados. Os atendimentos à comunidade no local iniciaram às 18 horas.

O evento atendeu ao Requerimento N°1475/2023, de autoria do presidente do Legislativo municipal, vereador Almir Vieira (PP) e que foi aprovado pelos demais parlamentares da Casa Legislativa. O objetivo desta sessão itinerante é aproximar a comunidade desta região das atividades desenvolvidas pela Câmara de Blumenau, bem como discutir melhorias trazidas pela comunidade.

Publicidade

Logo no início da sessão foi aberto o espaço da Tribuna Livre para as manifestações dos representantes da comunidade. A comunidade manifestou a importância dessa sessão para ouvir diretamente o povo nas suas reivindicações e de estar mais próxima dos vereadores. 

A comunidade fez agradecimento aos vereadores que ajudaram na luta pela pavimentação das ruas Paulo Zingel e Paulo Zingel Filho e transversais, que vão estar saindo do papel e também pediram o apoio dos demais vereadores. Foi pedido ainda atenção dos parlamentares na questão da falta de médicos e na demora das consultas eletivas no Ambulatório Geral Guilherme Jensen, que é uma demanda constante da população local. Também foi feito o pedido para que os vereadores ou suas assessorias possam participar das reuniões dos conselhos locais de saúde para que conheçam as demandas da comunidade. A comunidade também se manifestou sobre os trabalhos dos moradores para o início do processo de regularização fundiária do Loteamento Cleber e foi feito o pedido de apoio dos parlamentares para esta questão. Também foi feito o pedido de ajuda e de apoio dos parlamentares para a aquisição de um terreno na rua Gustavo Zimmermann para realocar dois postos de saúde, que estão em espaços alugados. Foi entregue um documento aos vereadores, solicitando esse apoio. Durante a manifestação do público também foi destacado o trabalho da Comissão das Tatutibas, desde a sua criação em 2016, para lutar pelas melhorias para a comunidade e foi feito agradecimento a todos que fazem parte da comissão. Por fim, também foi feito o agradecimento aos vereadores e à prefeitura pelo apoio na pavimentação da Rua Carlos Krueger.

Logo em seguida, os vereadores realizam seus pronunciamentos. Os vereadores enalteceram a importância das sessões itinerantes para aproximar a Câmara com a comunidade. Também destacaram a importância da participação da comunidade nas reuniões. Destacaram a importância da Comissão das Tatutibas e o acompanhamento da Câmara junto à luta da comunidade pela pavimentação de ruas e outros desafios. Os parlamentares também citaram os diversos encaminhamentos e reivindicações, através de requerimentos, indicações, que estão fazendo para esta região em prol da comunidade em áreas como abastecimento de água, transporte público, regularização fundiária, infraestrutura, obras, espaços de lazer, saúde, educação, entre outras. Também registraram que estão presentes na comunidade da região e realizando visitas e ouvindo a comunidade. Os vereadores também falaram sobre algumas ações, obras e investimentos do governo municipal para a região Norte da cidade, citando o Corredor Norte e outras obras de infraestrutura. Por fim assumiram o compromisso de continuar lutando pela comunidade e se colocaram à disposição da população. 

O presidente Almir Vieira parabenizou a população presente na sessão. Apontou que o objetivo da sessão itinerante foi ouvir a comunidade, as reivindicações e trocar ideias. Disse que os vereadores aproveitam esse momento para prestar contas do trabalho ao longo do mandato em diversas áreas em prol desta região e anunciando recursos e conquistas para a região. “Nós enquanto Câmara também precisamos unir esforços para fazer da região das Itoupavas se tornar o futuro de Blumenau, fazendo com que a região Norte cresça cada vez mais. Nós temos condições de fazer um planejamento, virão muitas obras pra cá, temos a necessidade de fazer mais áreas residenciais e comerciais. Esta região merece atenção dos vereadores e do poder público e merece este crescimento que vem acontecendo. Esta comunidade foi esquecida por muito tempo e a intenção da Câmara é buscar o melhor para a comunidade e contamos com o apoio dos moradores da localidade, trazendo as demandas e cobrando dos parlamentares e do Executivo”. 

O vereador Ailton de Souza – Ito destacou a sua luta antiga junto à diversas comissões de moradores que foram criadas na região para reivindicar melhorias, especialmente a comissão das Tatutibas. Afirmou que sempre lutou para a pavimentação das ruas da região, citando a Carlos Krueger, a Erich Meyer, a Paulo Zingel e a Paulo Zingel Filho. “A pavimentação da Rua Carlos Krueger já foi conquistada. O governador Jorginho Mello assumiu o compromisso de destinar recursos para a Paulo Zingel e Paulo Zingel Filho. No dia 28 de agosto, o governador volta a Blumenau e deve ser assinada a ordem de serviço da rua  Paulo Zingel Filho e o reinício da Paulo Zingel também, que é o sonho desta comunidade. Nós, vereadores, também aprovamos os recursos para a primeira etapa da Erich Meyer”, enalteceu, trazendo um histórico desta trajetória de reivindicações e apontou que sempre esteve e sempre estará apoiando a luta da comunidade e afirmou também o compromisso do prefeito Mário Hildebrandt com a comunidade daquela região. Também citou outras conquistas que foram trazidas para a comunidade devido a sua luta e de demais vereadores, juntamente com os moradores. 

O líder do governo na Câmara, vereador Jovino Cardoso mencionou algumas obras de revitalização, pavimentação e infraestrutura de diversas ruas da região das Itoupavas. Também falou das obras e dos investimentos que estão sendo feitos no aeroporto regional de Blumenau. “Obras que essa administração tem viabilizado na infraestrutura do município com a pavimentação e sinalização e também melhorias em toda a cidade. As Itoupavas hoje somam quase 80 mil habitantes, por isso, esse olhar carinhoso do prefeito e dos vereadores. As obras que eu mencionou passam pelo aval do Poder Legislativo”, destacou, parabenizando os vereadores e a gestão municipal que estão empenhados em viabilizar projetos e buscar recursos para obras na cidade.

Ao fim da sessão, o presidente Almir Vieira comunicou aos presentes que estará em Florianópolis, nesta sexta-feira (25), conversando com a secretária Estadual de Saúde, levando a solicitação da criação do Hospital Regional para atender a região Norte da cidade. “É um trabalho que vamos desenvolver em conjunto, levando a necessidade da nossa região, para dar mais qualidade de vida para a população. A Câmara vai estar trabalhando nesta questão”. 

Logo depois, a Câmara de Vereadores fez a entrega de Moções de Louvor em homenagem a pessoas, empresas e instituições sociais que auxiliam e se dedicam ao desenvolvimento dos bairros e da cidade. O vereador Almir Vieira destinou moção de louvor à Visual Mídia. O vereador Ailton de Souza entregou moções de louvor ao Senhor Almir Adão; ao  Senhor Edwin Laube; ao Senhor Marcos César Coelho; ao Senhor Nereu Machado; à Senhora Doraci Reichert; à Senhora Tania Otto e à empresa Huvispan Têxtil. O vereador Maurício Goll destinou moção à Padaria Bublitz. 

Já o parlamentar Rodrigo Marchetti homenageou a empresa Gadotti Turismo e o Supermercado Fritzke. O parlamentar Bruno Cunha destinou moção à Equipel Indústria Eletrônica e ao Supermercado Super Vale. A vereadora Cristiane Loureiro entregou homenagem ao Comercial KOBS. Também entregou moção para a Granja Kasulke, para a Metalúrgica Bauer & Schmitt e para a Rádio Bizz 98,3.  Foram homenageados pelo parlamentar Cezar Campesatto o senhor Ademir Dahlke, o senhor Carlos Roberto Melchioretto, o senhor José Milton Vieira, a Auto Elétrica e Baterias Cleber, a Flyjet Aviation e a Pinheiro Barber Club.

O vereador Gustavo de Oliveira fez a entrega da moção para a senhora Camila Dix. Também prestou homenagem ao Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava; ao Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central; ao Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava, à Finestre Comércio de Perfis e Esquadrias de Alumínio e à Schork Imóveis. Por fim, o vereador Adriano Pereira entregou algumas moções para personalidades e lideranças da região, sendo aos senhores Celso Luiz Dungersleber; Charles Klems, João Ribeiro de Carvalho, Ataides Ribeiro de Carvalho, Jucelio Santiago Nunes, Luís Irineu Dix e à senhora Maria Helena Dal Ri. 

A Sessão Itinerante foi gravada e poderá ser acessada no canal do Youtube da TVL Blumenau e pelo site da Câmara: camarablu.sc.gov.br. 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.