PUBLICIDADE

Semasa recomenda uso consciente diante de baixa pressão no abastecimento de água

O sistema de abastecimento de água potável em Itajaí não teve a recuperação necessária nesta quinta-feira (17), véspera do feriado de Paixão de Cristo.

Em função das dificuldades, o Semasa pede à população o consumo consciente durante todo o feriadão de Páscoa, prevenindo o agravamento da baixa pressão e da possível falta d’água em áreas mais altas da cidade.

Por volta das 18h desta quinta-feira (17), o reservatório do Morro da Cruz, com capacidade de 5,5 milhões de litros d’água, encontra-se vazio, impedindo a pressurização adequada dos bairros Fazenda, Fazendinha, Centro e parte da Praia Brava. Muitas bombas de recalque (boosters), responsáveis por levar a água aos pontos mais altos e mais distantes, não estão recebendo vazão suficiente para poder operar.

No mesmo período, o conjunto de reservatórios do São Roque encontra-se em cerca de 21% de sua capacidade e o de Arapongas 16%. Cabeçudas apresenta apenas 5% de reservação. A medida mais importante para conter a baixa pressão é o uso racional de água, sem desperdícios.

As principais Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Itajaí, que são Arapongas e São Roque, estão operando em capacidade máxima, enviando cerca de 1.276 litros por segundo para a rede de distribuição. No entanto, devido à manutenção emergencial de uma adutora (tubulação de grande calibre) nessa semana, somada ao consumo constante diário, não foi possível a recuperação plena do sistema de abastecimento.

Em imóveis sem reservatório próprio ou com instalações hidráulicas que dependam de pressões mais elevadas, a redução da vazão na rede de distribuição pode levar à falta de água. A NBR 5626 – Instalação predial de água fria prevê que “O volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24h de consumo normal no edifício, sem considerar o volume de água para combate a incêndio” e também que “No caso de residência de pequeno tamanho, recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 L.”

O Semasa conta com a colaboração de seus consumidores e pede desculpas pelo transtorno. Estamos à disposição 24h para emergências pelos números 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 ou ainda no WhatsApp pelo (47) 99261-3492.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE