Através da Lei Municipal nº 5.915/2021, a Prefeitura concede a empresas e indústrias do Município o “Selo Verde Indaial”, um Certificado de Qualidade Ambiental que visa estimular, reconhecer e divulgar iniciativas sustentáveis ou destinadas à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente de instituições públicas e privadas, valorizando o serviço ou produto local.
Para conseguir o Certificado, empresas e indústrias interessadas devem atingir uma pontuação mínima na somatória de boas práticas, soluções e/ou tecnologias implantadas. Ao todo são previstas 50 medidas ambientais adicionais.
Entre os critérios são avaliados os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a redução do consumo e reaproveitamento da água; a redução do consumo e implantação de sistemas de captação e geração de energias renováveis; a redução do consumo e correta destinação de materiais recicláveis; o incentivo à educação, pesquisa, turismo sustentável e recuperação da fauna e flora nativa ou bem-estar animal.
“O Selo Verde enaltece as boas práticas na iniciativa privada e pública que reforçam a preocupação com o meio ambiente. É uma forma de dar credibilidade ao trabalho de quem já atua de forma sustentável e incentivar nas empresas e indústrias a adoção de novas soluções e tecnologias”, enfatiza o prefeito, André Moser.
Para mais informações a orientação é entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3333-4530 ou pessoalmente na Avenida Carlos Schroeder, 815, Nações, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.