Como se proteger dos assustadores raios?


20150117_175540
Bairro Azambuja no fim de tarde deste sábado (17), pouco antes dos raios – Foto: Portal ODV –

Brusque – No fim de tarde deste sábado (17) a cidade de Brusque foi alvo da queda de centenas de raios, alguns que caíram muito próximos de residências de todos os bairros do município. O fenômeno ocorre por conta das altas temperaturas aliadas à alta umidade relativa do ar, o que facilita a ocorrência das assustadoras descargas elétricas. Mas o que podemos fazer para se proteger quando somos pegos desprevenidos?

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a primeira coisa a se fazer, se possível, é não sair para a rua ou procurar não permanecer na rua durante tempestades, a não ser que for absolutamente necessário. Nestes casos, você deve procurar se abrigar em carros que não sejam conversíveis, em moradias ou prédios. Por incrível que pareça, grandes construções com estruturas metálicas também oferecem proteção.

20150117_175329
Foto: Portal ODV

Dentro de casa, evite utilizar telefone fixo, a não ser que seja sem fio. Não fique perto de tomadas, canos, janelas ou portas metálicas. Se estiver na rua evite segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, tripés entre outros. Nem é preciso falar sobre pipas  e aeromodelos com fio, não é?

Publicidade

Se você estiver em um local sem um abrigo próximo e sentir seus cabelos arrepiarem, ou coceira na pele, ajoelhe-se e curve-se para frente, pois, isto indica que um raio pode estar prestes a cair próximo de você.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Brusque, apesar dos vários sustos pela cidade, nenhuma ocorrência relacionada à queda dos raios foi registrada.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.