Secretaria de Saúde apresenta ações de combate a dengue em Brusque


Na tarde desta sexta-feira (1°), em entrevista coletiva com a imprensa, na Secretaria de Saúde, o secretário, Osvaldo Quirino de Souza, o vice-prefeito, Gilmar Doerner, a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a diretora-geral, Camila Pereira e o médico infectologista, Ricardo Freitas, relataram algumas ações realizadas no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chikungunya. Na oportunidade também foram apresentados os números atualizados da doença no município.

O secretário Osvaldo, disse que o momento é de cautela e pediu para que as pessoas facilitem o acesso dos agentes nas propriedades e residências. “A situação é preocupante, mas que medidas enérgicas estão sendo tomadas em relação à doença. Com o aumento dos números dos casos, precisamos agilizar outras frentes e principalmente contar com o apoio da população. Nossos agentes estão identificados, com crachás e coletes. O Poder Público faz o seu papel, mas precisamos nos unir para vencer essa situação”.

O pedido do vice-prefeito Gilmar, foi para a comunidade. “Estamos todos empenhados nesse trabalho, pedimos o apoio da população, os agentes relataram que estão com dificuldades de fazerem os seus trabalhos. Peço que as pessoas atendam bem as pessoas que estão procurando fazer o melhor”.

Publicidade

Mutirão D.

Durante a coletiva, o secretário Osvaldo, informou que, por meio do Departamento de Endemias, no dia 09 de abril, ocorrerá o Mutirão D. nos bairros Souza Cruz, Jardim Maluche e Azambuja. A ação tem o objetivo de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypty, com a coleta de resíduos que podem acumular água e também sensibilizar a população com orientações referente à prevenção;

Osvaldo explica que o trabalho será em parceria. “Os agentes de combate a endemias em parceria com o departamento de obras, Tiro de guerra, Defesa Civil, irão recolher resíduos que acumulam água, como garrafas, vasos sanitários, bacias, tambor, pneus, vasilhas, entre outros. Vale ressaltar, que entulhos, eletrodomésticos, poda de árvore e móveis velhos, não encaixam nas categorias de recolhimento”.

A ação ocorrerá nas ruas SC-012, Gustavo Kohler, SC- 011, Leopoldo Kohler, João Aloísio Barni, Otto Bruns, Gustavo Bruns, Floriano Kohler, Otto Gustavo Bruns, Ipiranga, Paulo Borki, Daniel Barni. No Jardim Maluche as ruas Augusto Bauer, Nereu Ramos, Reinoldo Kuchembecker, Waldir Walendowsky, Oscar Maluche, Carlos Graf, João Archer, Duque de Caxias. E Azambuja, Rua Azambuja

“Os moradores devem separar os inservíveis no dia anterior ao recolhimento. É muito importante a colaboração de todos a fim de se evitar o aumento de casos dessas doenças, principalmente a dengue.”, pontuou Ariane.

Suporte do Estado

Nesta sexta-feira (1º), o Estado confirmou a vinda de um carro fumacê, para Brusque. O carro adaptado aplica inseticida por um pulverizador instalado em uma caminhonete. A demanda havia sido solicitada pela Vigilância de Brusque em reunião na quarta-feira, 30 de março, na Prefeitura, com representantes do Programa Estadual de Vigilância e Controle do Aedes Aegypti.

De acordo com o cronograma, o carro estará em Brusque, no dia 06, na parte da manhã e tarde, nos bairros Jardim Maluche e Souza Cruz e no dia 07, durante a tarde em um bairro ainda a ser definido.

Boletim atualizado

De acordo com os dados atualizados, são 728 focos e 380 casos confirmados de dengue em 2022. O bairro com maior número de focos nesta sexta, é o Águas Claras, com 55 casos, Santa Rita com 54 focos, seguido, Rio Branco 49, Jardim Maluche, 48, Azambuja, 46, Guarani, 45, Limeira, 41, Santa Terezinha, 39, Dom Joaquim, 37, Centro I, 36, Nova Brasília, 35, Steffen, 35, São Luiz, 31, Primeiro de Maio, 30, Souza Cruz, 29, Centro II, 27, Limoeiro, 25, Bateas, 20, São Pedro,18, Cedrinho, 09, Santa Luzia, 07, Tomaz Coelho, 05, Cedro Alto, 03, Poço Fundo, 02, Ponta Russa, 02.

São considerados bairros infestados, Nova Brasília, Santa Terezinha,Santa Rita,São Luiz, São Pedro, Azambuja, Águas Claras, Primeiro de Maio, Jardim Maluche, Souza Cruz e Steffen.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.