Sebrae entrega Plano Municipal de Turismo em Brusque

Ao todo, foram construídas 29 ações para serem aplicadas a curto, médio e longo prazo

brusque

Com a missão de promover o desenvolvimento sustentável do turismo de lazer e negócios de Brusque, integrado à oferta turística regional, o Sebrae/SC entregou na tarde desta quarta-feira, 19, o Plano Municipal de Turismo ao município. O estudo foi construído com participação dos empresários associados do Brusque Convention & Visitors Bureau e comunidade em geral, e conta com três segmentos prioritários: turismo de compras, turismo cultural e turismo de negócios e eventos, além de segmentos emergentes como ecoturismo, gastronômico, pedagógico e religioso.

 Para a construção do plano foi realizado um diagnóstico de pontos fracos e fortes do setor turístico, além de uma análise de mercado elencando os estabelecimentos comerciais e de alimentação e bebida, a infraestrutura do município, meios de hospedagens, espaços de eventos e os atrativos turísticos oferecidos para gerar maior atratividade para a cidade.

Um mapa digital também será entregue ao município, com georeferência de ofertas atrativas de Brusque e das cidades do entorno, para que o local seja identificado como um centro turístico do Vale Europeu. O plano construiu cinco estratégias e 29 ações que poderão ser aplicadas a curto, médio e longo prazo, como uma rota turística das esculturas, rota de cicloturismo no Vale Sagrado, execução de revitalização do percurso da Igreja Matriz até o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, implantação de sistema de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota de 15km, ligando o Vale Sagrado com a Praça Barão de Schneeburg, além da elaboração e implantação do plano de manejo das trilhas de Brusque.

Publicidade

 Segundo o Secretário de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, o plano foi construído pelo Sebrae com participação do Convention Bureau e toda comunidade brusquense, para que possam fazer a cobrança da execução destas ações nos próximos anos. “Com certeza será um documento que irá embasar as ações do turismo no nosso município nos próximos anos, já que foi criado para a comunidade com muito estudo, propriedade e com levantamento de dados fidedignos, de cada tema e aparelhos turísticos.

Esse estudo acaba trazendo oportunidade para as empresas investirem pensando no turismo daqui”, explica. De acordo com o Gerente Regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, o município de Brusque nunca teve um Plano Municipal de Turismo neste formato. “Esse plano fará com que daqui para frente, quando forem investir no setor turístico, sejam analisados os estudos e revisto os plano. Nosso objetivo, além de criar o plano, é colocar todas as ações em prática para desenvolver ainda mais o setor turístico de Brusque”, ressalta.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.