SC tem 135 municípios com ocorrências e 89 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Foto: Roberto Zacarias/Secom

De acordo com o relatório da Defesa Civil, divulgado na manhã desta terça-feira, 10, permanece em135 o número de municípios com ocorrências relacionadas às fortes chuvas em Santa Catarina. Até o momento, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil, apesar do tempo firme na maior parte do estado, permanece alto o risco de deslizamentos, devido ao solo encharcado. O retorno da chuva está previsto para esta quarta-feira, 11.

Situação de emergência

Equipes do Governo do Estado, com o apoio de estruturas federais como a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, seguem a campo no atendimento à população dos municípios afetados pelas cheias.

“Estamos monitorando o nível dos rios e atuando junto às prefeituras e defesas civis municipais. Conseguimos fazer um trabalho antecipado de alerta para a população e que foi seguido pelos moradores. Nossa missão é assegurar vidas e estamos conseguindo minimizar os impactos nessa união de esforços. Seguimos agora levando comida, colchões, água e produtos de limpeza para as cidades afetadas”, informou o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Luís Armando Reis.

Distribuição de itens de assistência humanitária

Publicidade

O Governo do Estado já distribuiu mais de 40,4 mil itens de assistência humanitária. Eles foram enviados aos seguintes municípios: Aurora, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Erval Velho, Irineópolis, Laurentino, Mirim Doce, Monte Carlo, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul.

Atendimento pelo Corpo de Bombeiros Militar

Na noite desta segunda-feira, 9, o Batalhão de Ajuda humanitária (BAjH) chegou ao Alto Vale e iniciou a organização dos donativos que serão distribuídos para os cidadãos.

O CBMSC está monitorando 24 horas a situação, por conta da possibilidade de deslizamentos de terra, além dos alagamentos, uma vez que o solo está encharcado e ainda há previsão de chuva para os próximos dias.

Ainda nesta segunda-feira, o governador Jorginho Mello e o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, estiveram novamente acompanhando a situação no Alto Vale, para garantir a segurança da população e o emprego dos recursos necessários.

Ocorrências relacionadas com as chuvas registradas entre 9 e 10 de outrubro:

  • 298 atendimentos;
  • 83 viaturas;
  • 39 municípios;
  • 267 bombeiros empenhados

No Alto Vale do Itajaí foram 224 ocorrências registradas.

Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 03/10:

  • 924 atendimentos;
  • 257 viaturas;
  • 116 municípios
  • 907 bombeiros empenhados

Estrutura no Alto Vale:
Posto de Comando; Batalhão de Ajuda Humanitária; 2 helicópteros; FTs: 01; 05; 06; 10; 11; 14; 15. Caminhões da FT 03, 05 e 15.

Estrutura no Planalto Norte:
FT 09, FT 01

A FT 07 foi acionada para atendimentos em Itajaí. As outras unidades estão em sobreaviso, acompanhando a situação.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.