Santa Catarina pode ter neve esta semana, diz Defesa Civil

Foto: Divulgação

Santa Catarina pode voltar a ter neve nesta semana segundo a Defesa Civil do estado. O fenômeno pode ocorrer entre quinta (18) e sexta-feira (19), devido ao tempo instável e temperaturas baixas causados por um ciclone extratropical que se forma no litoral do Rio Grande do Sul.

Confira a previsão do tempo para a semana:

Na terça-feira (16), a frente fria avança por SC mantendo o tempo instável ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas. Durante a tarde a instabilidade começa a diminuir a partir do Grande Oeste e, até o final da noite, gradativamente nas demais regiões. As temperaturas máximas ocorrem ainda de madrugada nas áreas de divisa com o RS, ficando entre 22°C e 25°C no Grande Oeste e Litoral Sul e entre 15°C e 20°C no Planalto Sul. Nas demais regiões as máximas acontecem à tarde, mas não passam dos 22°C. As mínimas ocorrem ao final da noite em todo estado e oscilam entre 10°C e 18°C.

Publicidade

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17/08)

quarta-feira (17) começa sem chuva na maior parte do estado, mas o litoral ainda fica com presença de muitas nuvens, consequência da passagem da frente fria. A partir da tarde, uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável em SC. A chuva começa no Grande Oeste e se desloca para as demais regiões no decorrer da noite, e pode vir em forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, é moderado. Ao longo do dia, as temperaturas oscilam entre 20°C e 25°C no Grande Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e entre 15°C e 19°C nas demais regiões.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (18), um ciclone extratropical se forma na altura do litoral do RS, dando origem a uma nova frente fria que se organiza sobre SC. Este sistema mantém a instabilidade sobre o estado, provocando chuva volumosa e que pode ser intensa em alguns momentos. Até o final do dia a frente fria avança em direção ao sudeste do Brasil, dando lugar a uma nova massa de ar frio que provoca declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões ao longo do dia. Por isso, o amanhecer de sexta-feira (19) deve ser de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre o Grande Oeste e os Planaltos catarinense.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.