Santa Catarina acumula 187.147 empregos formais no ano e mantém momento positivo

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

anta Catarina tem um saldo positivo de 187.147 postos formais de trabalho em 2021 e chega a 200.882 no acumulado dos últimos 12 meses. Só em outubro, o estado abriu 17.713 vagas, resultado de 120.713 admissões e 103.000 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta terça-feira, 30.

“A manutenção do emprego é peça chave no enfrentamento deste período e representa a força que faz a roda da economia girar. É fundamental trabalharmos de maneira justa, pela saúde das pessoas e pelas oportunidades no mercado de trabalho. Assim, seguiremos adiante rumo à retomada pós-pandemia”, avaliou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Santa Catarina ficou em terceira posição de criação de vagas formais no acumulado do ano, se comparado a outros estados, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais. 

Publicidade

Municípios

Em outubro, os municípios catarinenses que obtiveram os melhores resultados para o mercado de trabalho foram Florianópolis (2.492), Itajaí (1.256), São José (1.199) e Jaguaruna (1.051). 

Atividades econômicas 

Em números absolutos, a alta na criação de vagas de emprego com carteira assinada no estado foi impulsionada em outubro pelo setor de serviços, com a criação de 8.840 postos. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (3.835) e Alojamento e Alimentação (1.766). Em números absolutos, o setor de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas ficou em segundo lugar, seguido da Indústria Geral (2.544).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.