Risco eminente: Área em que está reservatório do Samae sofre deslizamento e moradores tiveram que abandonar sua casa


Um reservatório do Samae com capacidade com 500 mil litros de água foi instalado em 2019 na Rua Monsenhor Bernardo Peters no bairro Azambuja em Brusque. Desde sua instalação o reservatório é alvo de críticas dos moradores, pois, segundo eles, ocasiona risco para a redondeza. O reservatório foi montado próximo um barranco.

A batalha dos moradores com o poder público iniciou desde os primeiros momentos, onde testes de capacidade do reservatório ocasionaram a queda de um muro do primeiro morador abaixo do reservatório, o repórter Pedro Paulo Angioletti. A casa dele faz extrema com o reservatório.

Em janeiro de 2022, a juíza Iolanda Wolkmann já havia determinado que o reservatório fosse abastecido com apenas 150 mil litros de água, pouco menos de 1/3 da sua capacidade. Já em fevereiro, em nova decisão a Justiça autorizou o Samae a operar reservatório com 200 mil litros. Os moradores querem a retirada do reservatório do local.

Publicidade

No dia de hoje (1º) a novela rendeu mais um capítulo e pode ter fins trágicos, caso a prefeitura de Brusque e o Samae não tomem alguma atitude. Devido às fortes chuvas, o solo começou a ceder e houve um pequeno deslizamento de terra. As três pessoas que moram na casa saíram do local por conta própria, em virtude do risco de mais deslizamentos e o reservatório vir abaixo, de acordo com Pedro.

“A Defesa Civil veio aqui e bateu foto e foi embora. O prefeito interino Alessandro Simas veio aqui e disse que não encherão mais o reservatório até o problema ser resolvido, mas vamos ver se vão cumprir”, afirma o morador.

A reportagem do Olhar do Vale tentou um contato com o Diretor-presidente do Samae de Brusque, William Molina e também e com o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil Edvilson Cugik, mas nenhum dos dois retornou o contato até o fechamento desta matéria.

Veja o vídeo sobre a situação:

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.