Rio Itajaí-Mirim pode chegar a 7,50 metros nesta quinta-feira (16) em Brusque

Foto: Divulgação Secom - Ilustração Centro de Brusque

A Defesa Civil de Brusque atualizou a projeção e indica que o rio Itajaí-Mirim pode atingir 7,50 metros às 21h30 desta quinta-feira (16). Uma nova projeção será divulgada às 17:00 horas pelo órgão.

Por conta da grave situação que atinge a cidade de Vidal Ramos, município onde se encontra a nascente do rio Itajaí-Mirim, é esperado que o rio tenha um alto crescimento do seu volume por volta das 18h, chegando a aproximadamente sete metros às 19h”, comenta Cugik.

“A Beira-Rio deve ser interditada a partir das 18h30, talvez um pouco antes, ou um pouco depois, a depender da situação de momento. Haverá um forte crescimento no volume do rio, ainda mais rápido que o visto em outubro”, disse. “O rio deve atingir o seu pico por volta das 21h, previsto para ser de cerca de 7,5 metros, e as águas podem atingir algumas ruas de bairros como Maluche, Santa Terezinha e Limoeiro”, finalizou.

Publicidade

Vale destacar que o número de ocorrências ainda é baixo na cidade, visto que o volume de chuvas em Brusque ainda não é tão alto.

O agente da Defesa Civil de Brusque Edevilson Cugiki, informou que conforme as projeções atuais, algumas ruas podem ser afetadas. O órgão divulgou uma lista com a cota de ruas abaixo de 8 metros, confira:

Na última medição, das 14h o nível do Rio Itajaí-Mirim estava em 2,86 metros.

Para a população inserida na relação, a Defesa Civil recomenda a realização das medidas preventivas necessárias, como, levantar móveis para evitar danos e soltar os animais caso estejam presos e caso possui comportas, instalar para proteger sua propriedade.

“É fundamental enfatizar que não há motivo para alarde, pois estamos lidando com uma possibilidade. No entanto, é importante adotar essas medidas preventivas para garantir a segurança. Pedimos a todos que permaneçam vigilantes e sigam estritamente as orientações da Defesa Civil. A segurança de todos é nossa principal prioridade”. Afirmou a Defesa Civil.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.