Rio Itajaí-Mirim deve atingir pico entre sábado (18) e domingo (19) em Brusque, de acordo com projeção da Defesa Civil de SC

Confira a previsão de níveis de acordo com o modelo hidrológico nesta quinta-feira (16).

Foto: Ilustrativa / Arquivo Secom - Brusque dia 08/10/23

Até o sábado (18), a Defesa Civil de Santa Catarina mantém a condição para temporais e chuva volumosa no estado. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense. Além disso, permanece o risco alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, vendavais e granizo, como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores.

Os próximos dias serão marcados por instabilidade em Santa Catarina, com chuva intensa e temporais frequentes, associadas a áreas de baixa pressão, atuação do Jato de Baixos Níveis (JBN) (responsável pelo transporte de umidade da região Amazônica para o Sul do Brasil) e também a passagem de um sistema frontal.

No período, são esperados acumulados de chuva entre 150 a 250 mm no Planalto Sul, 120 a 180 mm no Litoral Sul, Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí e de 100 a 150 mm entre a Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Entre o Litoral Norte e o Planalto Norte, os acumulados médios esperados variam de 50 a 80 mm. Todas as regiões, especialmente as áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, podem registrar volumes pontualmente maiores.

Publicidade

Vale ressaltar que o período mais chuvoso deve ocorrer entre a sexta-feira dia 17 e o sábado dia 18. Há risco alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

Entre domingo (19) e a próxima terça-feira (21) a tendência é de melhoria das condições de tempo, sem grandes volumes de chuva e presença de sol.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

Nesta quinta-feira já foram registrados volumes significativos de chuva, principalmente nas regiões do Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Ao longo dos próximos dias, ainda são esperados altos volumes de chuva, que devem causar elevação dos rios em praticamente todas as bacias do estado, principalmente entre a sexta (17) e sábado (18), com possibilidade de ocorrência de alagamentos, enxurradas e de inundações graduais, sobretudo nas bacias que compõem as regiões do Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Grande Oeste, com destaque às áreas de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, onde o risco é MUITO ALTO. Já nas regiões das bacias hidrográficas do Planalto Norte e Litoral Norte o risco é ALTO para alagamentos, enxurradas e inundações graduais.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Confira a previsão de níveis de acordo com o modelo hidrológico nesta quinta-feira (16):

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.