Segundo a Defesa Civil de Brusque, o rio Itajaí Mirim deve sair da calha na região do Loteamento Ema II, onde não há pavimentação asfáltica, abaixo da ponte estaiada e abaixo da ‘ponte dos bombeiros’, ambas no Centro. Os cálculos indicam que o curso pluvial deve atingir 5,20 metros no período da tarde deste sábado (18), por volta de 14h.
Por precaução, o trânsito está fechado na região do Ema II, no trecho próximo a ponte estaiada e, também, na Beira Rio, da Viva Academia até o Fort Atacadista.
A Defesa Civil de Brusque informa que choveu a quantia de 49 milímetros nas últimas 24 horas, no município. Já em Botuverá e Vidal Ramos, o quantitativo é muito mais significativo. Ao todo, foram 105 milímetros e 135 milímetros de precipitação, respectivamente, no mesmo período.
O órgão permanece em estado de atenção (cor laranja) na região de Brusque.
Continua a previsão de chuva intensa e volumosa entre a manhã deste sábado (18) e madrugada de domingo (19). O risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte das regiões do Planalto Sul e Meio-Oeste, nas áreas destacadas em laranja no mapa.
O risco é moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde para alagamentos e enxurradas. Com relação a deslizamentos, permanece de moderado a alto no Litoral Sul, em função das chuvas registradas na última semana.
São esperados acumulados entre 50 e 80 mm nas áreas em laranja, podendo superar estes valores de forma pontual especialmente nas áreas do Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nas áreas em amarelo, os volumes esperados ainda podem somar entre 30 e 60 mm.



